Catedral de Roskilde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Catedral de Roskilde *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

RD fra bispegaarden.jpg
Catedral vista do Jardim do Bispo
País Dinamarca
Critérios C (ii) (iv)
Referência 695
Coordenadas 55º38'32"N 12º04'47"E
Histórico de inscrição
Inscrição 1995  (19ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

A Catedral de Roskilde (em dinamarquês: Roskilde Domkirke), na cidade de Roskilde na ilha de Zelândia no leste da Dinamarca, foi a primeira catedral gótica construída em tijolo, e a sua edificação encorajou a expansão deste estilo Gótico de Tijolo por todo o Norte da Europa. Foi construída durante os séculos XII e XIII, e incorpora conceitos arquitectónicos tanto góticos como românicos. Foi a única catedral na Zelândia até ao século XX. As espiras gémeas da catedral a silhueta da cidade.

A Catedral de Roskilde tem sido desde o século XV o principal mausoléu dos monarcas da Dinamarca, o que levou a diversos acrescentos e alterações, sobretudo de capelas fúnebres. Desde a Reforma Protestante em 1536 que a residência do bispo foi transferida para Copenhaga, que detém desde então o título de Bispo da Zelândia.

É uma das maiores atracções turísticas da Dinamarca, contando anualmente com mais de 125.000 visitantes. Ainda em funções como igreja, é igualmente palco de diversos concertos durante o ano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Catedral de Roskilde