Sueno da Suécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Sueno.
Sueno
Rei da Suécia
Reinado 1083 a 1085
Antecessor(a) Ingo I
Sucessor(a) Ingo I
 
Morte 1085
Esposa Blotstulka
Religião Paganismo nórdico
A Pedra Rúnica de Norsta (Norsta runestenen), menciona um Sueno (Sven) que se supõe ser Sueno o Sacrificador (Blot-Sven)

Sueno (n. em data desconhecida – m. c. 1085) – apelidado de "O Sacrificador Ritual" e também conhecido como Blot-Sven – foi possivelmente rei da Svealand, de aproximadamente 1083 até sua morte em c. 1085.
Teria subido ao trono após a expulsão à pedrada da Svealand do rei Ingo I, o qual teria recusado dirigir o sacrifício ritual da religião nórdica (blót) e se teria refugiado em seguida na Västergötland como rei regional.
Após três anos no poder, como rei regional da Svealand, teria sido morto e substituído pelo próprio Ingo, que teria regressado com um poderoso exército. ”Sueno, o Sacrificador Ritual” (Blot-Sven) teria assim sido o último rei pagão da Svealand. [1] [2] [3] [4] [5]

O nome Blot significa sacrifício nas línguas nórdicas e lhe foi dado porque ele permitira sacrifícios pagãos nos templos. Segundos algumas fontes, Sueno era filho do rei cristão Haquino, o Vermelho, o que parece não ser verdade, pois se realmente fosse descendente de Haquino sua esposa seria sua tia. Outras fontes afirmam que Sueno era filho de um nobre de Gotalândia Oriental, talvez um antepassado do rei Suérquero I. Provavelmente nasceu na década de 1050 e se casou com uma das filhas de Estenquilo.

No ano de 1084, governava a Suécia Ingo I, um rei cristão que pretendia levar o cristianismo a todo o país. Os suecos, que então não aceitaram muito bem essa cristianização, decidiram depô-lo, principalmente porque o monarca não aceitava a realização de sacrifícios aos deuses nórdicos. Em seu lugar, foi escolhido rei o cunhado de Ingo I, que era de religião pagã e que viria a adotar o cognome Sacrificador.

Uma lenda eclesiástica posterior afirma que o missionário e bispo inglês Ésquilo de Tuna tentou persuadir os pagãos a converterem-se à fé cristã, mas foi apedrejado, convertendo-se no primeiro mártir da Suécia e um de seus primeiros santos. Sueno não foi reconhecido como soberano na Gotalândia Ocidental, onde Ingo continuou governando. Ingo regressou a Upsália com um grande exército em 1087 e atacou a cidade, incendiando a residência de Sueno. Os suecos pagãos designaram o filho de Sueno, Érico Aorfel como novo rei. A religião nórdica pagã, porém, estava muito próxima de seu fim.

Referências

  1. Rodrigues, Lucas (2017). «A Resistência ao cristianismo». Entre Reis e Missionários: Conversões e Conflitos na Escandinávia (c.800 - c.1100) (Dissertação de Graduacão). Universidade de Passo Fundo. p. 61-62. conta como o rei Inge foi forçado a se retirar de Uppland para Västergötland após tentar proibir sacrifícios de cunho politeísta… A saga conta que um homem chamado Blotsven reinou por três anos após o ocorrido, porém Inge retornou, o matou e impôs o cristianismo… Esta saga foi escrita em torno do século XIV, e sua confiabilidade pode ser questionada. 
  2. Svensson, Alex (2010). «Stenkilska ätten». Sveriges Regenter. Under 1000 år (em sueco). Estocolmo: Svenskt militärhistoriskt bibliotek. p. 39. 159 páginas. ISBN 9789185789696 
  3. Harrison, Dick (26 de julho de 2012). «Har Blot-Sven existerat?». Svenska Dagbladet. ISSN 1101-2412. Consultado em 18 de fevereiro de 2024 
  4. Sävborg, Daniel (2017). «Blot-Sven - En källundersökning» (PDF). Scripta Islandica (em sueco) (68). Uppsala: Universidade de Uppsala. pp. 51–97. ISSN 0582-3234. Consultado em 18 de fevereiro de 2024 
  5. Lagerqvist, Lars O (1997). «Medeltid». Sveriges Regenter. Från forntid till nutid (em sueco). Estocolmo: Norstedts. p. 44. 440 páginas. ISBN 91-1-963882-5 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Precedido por
Ingo I
Rei da Suécia
1084-1087
Sucedido por
Érico