Ingeborg da Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Princesa Ingeborg
Duquesa de Västergötland
Princesa Ingerborg com o marido Carlos, duque de Västergötland.
Cônjuge Carlos, duque de Västergötland
Descendência
Margarida da Suécia
Marta da Suécia
Astrid da Suécia
Carlos, duque de Östergötland
Nome completo
Ingeborg Charlotte Caroline Frederikke
Casa Schleswig-Holstein
Bernadotte
Pai Frederico VIII da Dinamarca
Mãe Luísa da Suécia
Nascimento 2 de agosto de 1878
Charlottenlund, Copenhaga, Dinamarca
Morte 11 de março de 1958 (79 anos)
Estocolmo, Suécia
Enterro Cemitério real do Parque de Haga, Solna, Estocolmo, Suécia

Ingeborg da Dinamarca (Copenhague, 2 de agosto de 1878 - Estocolmo, 11 de março de 1958) foi a segunda filha do rei Frederico VIII da Dinamarca e de sua consorte, a rainha Luísa. Foi avó materna do rei Haroldo V da Noruega, bem como bisavó do rei Filipe da Bélgica e do grão-duque Henrique de Luxemburgo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A princesa Ingeborg Carlota Carolina Frederica nasceu no Palácio de Charlottenlund, na área metropolitana de Copenhague.

Em 27 de agosto de 1897, com vinte e um anos, ela contraiu matrimônio com o príncipe Carlos, duque de Västergötland, o terceiro filho do rei Óscar II da Suécia da rainha Sofia. A mãe de Ingeborg era prima-irmã de Carlos. O casal instalou-se em Estocolmo e teve quatro filhos:

Em 1905, a Assembleia Nacional da Noruega escolheu o Príncipe Carlos, esposo de Ingeborg, como o primeiro candidato a ocupar o trono da nação recém-independente. Entretanto, o príncipe recusou a indicação, por causa da oposição do seu pai, Óscar II, que era contra a independência desse país. O escolhido acabou sendo um irmão da princesa, também chamado Carlos, depois Haquino VII.

Realeza Dinamarquesa
Casa de Glücksburg
Descendência
Royal Coat of Arms of Denmark (1948-1972).svg

Ingeborg faleceu em Estocolmo, aos setenta e nove anos, sete anos depois de ter enviuvado. Foi testemunha também da morte de duas filhas: Astrid morreu em 1935, em um acidente de carro na Suíça, e Marta faleceu de câncer em 1954. Foi sepultada no cemitério real do Parque de Haga, na capital sueca.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.