Luísa Amélia de Baden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luísa Amélia
Princesa-herdeira da Suécia
Princesa de Vasa
Princesa de Baden
Princesa de Vasa
Período 9 de Novembro de 1830 - 19 de Julho de 1854
Cônjuge Gustavo da Suécia
Descendência
Luís de Vasa
Carolina de Vasa
Pai Carlos I de Baden
Mãe Estefânia de Beauharnais
Nascimento 5 de Junho de 1811
Schwetzingen, Alemanha
Morte 19 de julho de 1854 (43 anos)
Karlsruhe, Alemanha

Luísa Amélia de Baden (Luísa Amélia Estefânia), (5 de Junho de 1811 - 19 de Julho de 1854) foi a esposa do príncipe-herdeiro Gustavo da Suécia.

Família[editar | editar código-fonte]

Luísa era a filha mais velha do grão-duque Carlos I de Baden e da sua esposa, a viscondessa Estefânia de Beauharnais. Os seus avós paternos eram o príncipe-herdeiro Carlos Luís de Baden e a landegravina Amália de Hesse-Darmstadt. Os seus avós maternos eram o visconde Claude de Beauharnais e Claudine Françoise Adrienne Gabrielle de Lézay-Marnézia. A sua mãe era prima em segundo-grau da imperatriz Josefina de França, esposa do imperador Napoleão I. Era tia do rei Carlos I da Roménia e da rainha Dona Estefânia.[1]

Casamento[editar | editar código-fonte]

A 9 de Novembro de 1830, Luísa casou-se em Karlsruhe com o seu primo direito, o príncipe-herdeiro Gustavo da Suécia, o único filho varão do rei Gustavo IV Adolfo da Suécia, que tinha perdido o trono a favor do seu tio Carlos em 1808, e, assim, era um pretendente titular ao trono da Suécia. Gustavo escolheu o título de príncipe de Vasa, o que fez de Luísa princesa de Vasa quando se casaram. Algumas facções ainda consideravam Gustavo o herdeiro legítimo ao trono sueco, referindo-se assim a Luísa como princesa-herdeira. O casamento, tal como muitos outros da época, tinha sido arranjado por motivos políticos e foi infeliz. O casal vivia na Palácio de Schönbrunn, em Viena e tiveram dois filhos antes de se divorciarem em 1843.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Luísa Amélia de Baden