Catarina de Foix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Catarina de Foix, também conhecida como Catarina de Navarra (1468 - Marsán, 12 de fevereiro de 1517) foi rainha de Navarra, Duquesa de Gandia, Condessa de Foix, Bigorra e Ribagorza, Duquesa de Montblanc, Duquesa de Penhafiel, Viscondessa de Béarn.

Filha caçula de Gastão de Foix, Príncipe de Viana e de Madalena da França, irmã do rei Luís XI. Casou-se com João III de Albret (1484) ao cumprir os 16 anos. Desta união nasceram 11 filhos.

A prematura morte de seu irmão mais velho Francisco Febus (1483) tornou-a na rainha de Navarra, sob a tutela de sua mãe Madalena da França. Seu tio João de Foix, segundo na ordem de sucessão, amparando-se na Lei Sálica, disputou-lhe o trono entre 1483 e 1492, desencadeando-se a Guerra Civil de Navarra entre beaumonteses e agramonteses.

A morte em Medina del Campo de sua filha Madalena, refém de Fernando o Católico (1504), provocou novas guerras entre os monarcas navarros e o conde de Lerín, (1506-1508).

A inclinação que sentiam os reis navarros pela política francesa e as negociações para casar a seu primogênito Henrique, Príncipe de Viana, com uma filha de Luís XII da França, foram os argumentos utilizados por Fernando o Católico para enviar o Duque de Alba para conquistar o Reino de Navarra em 1512. Em 25 de julho de 1512 Fadrique de Toledo, duque de Alba, ocupou Pamplona. A família Real teve que fugir e buscar refúgio na Baixa Navarra e em Béarn.

Em 23 de março de 1513, as Cortes de Navarra, reunidas em Pamplona e que só tinham beaumonteses, proclamaram à Fernando o Católico "Rei de Navarra". Posteriormente em 1515 as Cortes de Castela em Burgos, sem a presença de nenhum navarro como representante, anexaram a Alta Navarra à Coroa de Castela.

Todos as tentativas posteriores por parte de Catarina e João de Albret para recuperar seu reino foram inúteis. Desde 1513 e até o momento de sua morte (1517), Catarina exerceu seu reinado somente sobre a parte de Navarra ao norte dos Pirenéus (chamada Baixa Navarra ou Merindade de Ultraportos).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedida por:
Francisco I de Foix
Rainha de Navarra, Condessa de Foix, Viscondessa de Béarn e outros títulos
1483-1517
Armas do Reino de Navarra sota a Casa de Foix.
Sucedida por:
Henrique II de Navarra e I de Foix e Béarn