Cemitério de Dean

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cemitério de Dean
País
Localização
Estatuto patrimonial
Inventory Garden and Designed Landscape (d)
category A listed building (d) ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Find a Grave
Coordenadas
Mapa
A "fileira dos lordes"
O grande memorial Buchanan
A seção sul-oeste

O Cemitério de Dean (em inglês: Dean Cemetery) é um cemitério historicamente importante da época vitoriana ao norte de Dean Village, a oeste do centro da cidade de Edimburgo, Escócia. Está localizado entre a Queensferry Road e Water of Leith, limitado em seu lado leste por Dean Path e em seu lado oeste pela Galeria Dean. Uma extensão do século XX encontra-se separada do cemitério principal ao norte de Ravelston Terrace. O cemitério principal é atualmente acessível somente a partir de seu lado leste (há uma porta de acesso pelo terreno da Galeria Dean). A extensão moderna só é acessível na junção da Dean Path e Queensferry Road.

O cemitério[editar | editar código-fonte]

O cemitério de Dean, também conhecido como Cemitério Ocidental de Edimburgo,[1] foi projetado por David Cousin (um arquiteto de Edimburgo, que também projetou o Cemitério de Warriston) em 1846 e tornou-se um cemitério da moda, seus monumentos se tornando uma fonte rica da história de Edimburgo e da era vitoriana, principalmente para as classes média superior. Os muitos monumentos testemunham as realizações da cultura da Escócia na paz e na guerra, em casa e no exterior.

À medida que os lotes do cemitério foram rapidamente comprados o cemitério foi prolongado em seu lado norte em 1871.[2] Um segundo conjunto de portões de entrada foi construído em Dean Path, combinando com a entrada original. Embora esta seção originalmente fosse somente acessada por este portão, a extensão foi rapidamente ligada à seção inicial, criando lacunas na parede mútuo onde não havia sepulturas. Esta extensão é definida em um padrão mais retilinear do que o layout curvilíneo inicial.

A seção separada norte de Ravelston Terrace foi comprada em 1877 na expectativa de uma taxa de vendas correspondente ao do cemitério original, mas isso não ocorreu, e a área só começou a ser usada em 1909 (com exceção de John Ritchie Findlay (1898), único sepultado durante uma década). Esta seção é relativamente plana e geralmente sem notoriedade, mas inclui uma linha de lordes escoceses na parede norte. Embora numericamente maior no seu número de senhores é muito menos atraente.

Todo o cemitério é propriedade privada do Dean Cemitério Trust Limited, tornando-se um dos poucos cemitérios que ainda funciona como foi planejado. O layout resultante pode ser visto como um excelente exemplo de um cemitério, sendo visível na forma como foi concebido para ser visto.

O acesso sul pela Belford Road está bloqueado e a estrada de entrada agora é gramada e utilizada para o enterro de cinzas.

O cemitério contém esculturas de John Steell, William Brodie, John Hutchison, Francis John Williamson, Pilkington Jackson, Amelia Robertson Hill, William Birnie Rhind, John Rhind, John Stevenson Rhind, William Grant Stevenson, Henry Snell Gamley, Charles McBride e Stewart McGlashan.

Dean House[editar | editar código-fonte]

Escultura em pedra da Dean House, agora parte do muro de contenção do cemitério

O cemitério fica no local da Dean House (construída em 1614), parte do Dean Estate, que tinha sido comprado em 1609 por Sir William Nisbet, que se tornou em 1616 Lord Provost de Edinburgh. Os Nisbet de Dean ocupava o cargo de Hereditary Poulterer to the King. O arauto famoso, Alexander Nisbet, de Nisbet House, perto de Duns, Berwickshire, é dito ter escrito seus Systems of Heraldry em Dean House. A casa da propriedade foi demolida em 1845, e pedras esculpidas dela estão incorporadas na parede sul de retenção de apoio no lado sul do cemitério. Nem sempre é percebido que esta seção inferior, escondida, também contém sepulturas.

Sepultamentos notáveis[editar | editar código-fonte]

Busto do pintor e pioneiro da fotografia David Octavius Hill, esculpido por sua segunda mulher
Relevo na lápide do tenente John Irving, que morreu na Expedição de John Franklin
Sepultura do explorador do Ártico e cirurgião M.D. Robert Anstruther Goodsir, que se juntou à busca pela Expedição de John Franklin

Cemitério original[editar | editar código-fonte]

Terraço sul[editar | editar código-fonte]

Ampliação do século XX[editar | editar código-fonte]

Outros monumentos importantes[editar | editar código-fonte]

Monumento para o Colonel Robert A. Smith

Referências

  1. [1] CWGC Cemetery Report.
  2. Buildings of Scotland: Edinburgh by Gifford McWilliam and Walker

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • The Dean Cemetery, Edinburgh edited by A. S. Cowper and Euan S. McIver, Edinburgh, 1992. ISBN 0-901061-54-9.