Chasmossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaChasmossauro
Esqueleto do Chasmosaurus bellis no Museu Tyrell

Esqueleto do Chasmosaurus bellis no Museu Tyrell
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Subfamília: Ceratopsinae
Género: Chasmosaurus

O chasmossauro (Chasmosaurus, do grego "lagarto com fenda") foi uma género de dinossauro ceratopsídeo de tamanho médio que viveu durante o Cretáceo superior, na América do Norte. Media de 5 a 6 metros de comprimento e pesava em torno de 3,6 toneladas. Como todo ceratopsiano, era herbívoro.

Características[editar | editar código-fonte]

Os ceratopsianos são divididos em duas subfamílias pelos taxonomistas: uma com colares curtos (centrossauríneos), como o centrossauro e outra com colares longos (chasmossauríneos), como o chasmossauro. Esses colares eram constituídos basicamente de uma grande estrutura óssea recoberta por pele, e sua finalidade ainda é assunto de discussões, visto que provavelmente não tinha função de defesa. Hipotetiza-se que servisse como um atrativo na época do acasalamento, ou simplesmente para fazer o animal parecer maior, ao assumir uma posição de defesa, frente a um prededor. Especula-se também que servisse como um mecanismo termorregulador.

Igual a muitos ceratopsianos, o chasmossauro dispunha de três chifres na cabeça, um acima do nariz e um par sobre as órbitas oculares. Alguns achados sugerem que os machos tinham chifres mais longos que as fêmeas, possivelmente para embates no período de acasalamento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.