Citroën CX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Citroën CX
Coolcx.jpg
Visão Geral
Produção 19741989
Fabricante Citroën
Modelos relacionados
Audi 100
Cronologia
Último
Último
Citroën DS
Citroën XM
Próximo
Próximo


O Citroën CX foi um automóvel fabricado pela Citroën entre 1974 e 1989. Substituiu o famoso Citroën DS e foi sucedido pelo Citroën XM.

Eleito o carro do ano em 1975, o Citroën CX é o último modelo produzido pela Citroën antes de entrar para o Grupo PSA.
Este automóvel que tinha um interior extremamente ergonómico, é dos primeiros modelos de passageiros da marca a receber um motor a diesel.
Para além de uma versão Break, a gama do Citroen CX não sofreu alterações muito relevantes ao longo da sua carreira que terminou em 1989. A Citroën totalizou em toda a vida deste modelo topo de gama 1,2 milhões de unidades produzidas.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

  • O Citroën CX fez parte de uma edição especial dos chocolates da Côte d'Or que juntava as personagens das Aventuras de Tintim a vários modelos da Citroën.
  • A Presidência da República Portuguesa teve ao serviço um CX Prestige, modelo com chassis mais comprido 28 cm do que a versão dita normal. Mário Soares utilizou um automóvel destes durante o seu mandato.


ver Tintim e a Citroën

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Citroën CX
  1. R Barros (27 de Agosto de 2014). Citroen CX nasceu há 40 anos. Mais um clássico que revolucionou a indústria dos automóveis. Página visitada em 27 de Agosto de 2014.