Ciudad Obregón

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ciudad Obregón
Brasão
Callesonoracentro.jpg
Nome oficial Ciudad Obregón
Estado Sonora
Município Cajeme
Fundação 1927
Website www.obregon.gob.mx
Demografia
População
 - Pop. metropolitana

270.992 hab.
Gentílico Cajemense
Geografia
Altitude 40 metros
Fuso horário UTC-7
Localização
Localização de Ciudad Obregón no México
27° 29' 21" N 109° 56' 06" O
Cidade do México México

Ciudad Obregón é um cidade da cercania do município de Cajeme, e uma das principais cidades do estado de Sonora no México. É uma cidade cuja principal atividade econômica é a agricultura, a qual se realiza extensivamente no Valle del Yaqui que está situado ao sul da cidade, contando com um dos sistemas de rios mais importantes do país.

História[editar | editar código-fonte]

Monumento aos Pioneiros.

Os originais desta cidade datam de 1906 quando a via ferroviária da companhia Ferrocarril Sud Pacífico chegou a esta zona do Yaqui; esta via possibilitou a incorporação dos Vales del Yaqui e Mayo ao mercado interno e externo, atraindo uma onda de investidores e colonos que fizeram surgir povoados como é o caso de Cajeme.

Em 1907 estabeleceu uma estação principal de trem que cruzou o Estado para fornecer água nesta estação foi chamado Cajeme. O Yaqui líder Cajeme é o nome de um líder Yaqui (cuja população vive nesta área) que lutaram contra eles, como parte do exército porfiriano, e em seguida levar à rebelião contra o mesmo Yaqui Porfirio Díaz.

"A estação Cajame estava sbo responsabilidade no americano Bert Cameron, superintendente e Emilio Estrella, chefe da estação. Eles e suas famílias foram os primeiros colonizadores. Pouco depois vieram os vaqueiros para cuidar dos currais de gado foi enviado a partir dai para outros regiões. Depois vieram os vizinhos Esperança, Cocorit e outras cidades circunvizinhas, que queriam estar mais perto dos campos cultivados no Valley ". O Yaqui resistiram a chegada dos primeiros colonos cajemenses em suas terras.

O primeiro bairro foi chamado dePlano Oriente Em 1923 instala a 'Cajeme Motors' do norte-americano James Huffaker, foi a primeira concessionária de carros, fato que contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Cajeme. Ao concluir seu mandato como presidente do país (1920-192424), o general Álvaro Obregón volta a Sonora e realiza projetos de negócios em Navojoa e Cajame, criando em 1925 a sociedade "'Obregón y Cía', que proporcionou mais empregos e desenvolvimento econômico na região.

Em 29 de novembro de 1927 foi declarado chefe do município até então Cocorit pelo governador Fausto Topete, e em 1928 o ano em que a instalação da primeira Câmara Municipal, é ordenado 28 de julho a mudança do nome de Ciudad Obregón, em reconhecimento de Álvaro Obregón. Naquele mesmo ano, a primeiro jornal foi instalado e onde foi impressa a primeira notícia semanal chamado "La Gaceta del Pacífico", de propriedade de Leo Rosenfeld imigrante lituano e sua esposa Virgínia Gámez.

As primeiras colonias foram Plano Oriente, Ladrillera, Cumuripa, Hidalgo, Constitución, El Castillo, Quinta Díaz, Bella Vista e Colonia del Valle.

O Arroz foi a cultura mais importantes do Vale do Yaqui no início do século XX, entre outras culturas também foram trigo, feijão, grão de bico, legumes diversos e alfafa. Com o passar do século, o trigo se tornou a cultura mais importante. Porque Cajeme sempre teve vocação agrícola, a primeira indústria de grande importância foi uma usinas de arroz.

Nos anos 50 o cientista agrícola Norman E. Borlaug, que é nomeado Prêmio Nobel da Paz o chamado de Pai da Revolução Verde, por seu trabalho em pesquisa agrícola, juntamente com uma equipe de pesquisadores do México, incentivou o desenvolvimento agrícola no vale de desenvolver melhores variedades de trigo.

No final do século XX desapareceu o meio ferroviário como meio de transporte para os passageiros e as estação foram abandonadas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Está localizada ao sul de Estado, a 50 km da costa do Mar de Cortés e 115 km da serra alta (acima dos 1500 msnm), distância de 240 km da capital do Estado Hermosillo.

As coordenadas são 27°29' latitude norte e 109°59' longitude oeste. Com uma altitude sobre o nível do mar de 40,8 m ao centro. A temperatura no inverno fica entre os 9° mínima e 27 °C máxima; no verão entre os 28 °C mínima e 42°C máxima. Grande parte da precipitação pluvial cai durante o verão. Totalizando uma média anual de 31 mm de chuva.

Clima[editar | editar código-fonte]

A temperatura em Ciudad Obregon é muito peculiar variando muito devido sua localização geografica, ela está localizada na região do semi deserto mexicano ficando entre montranhas e o mar, no inverno vária entre os 9° mínima e 27 °C máxima; no verão fica entre os 28 °C mínima e 42°C máxima. Grande parte da precipitação de chuvas cai durante o verão.


Nuvola apps kweather.svg Dados climatológicos para Ciudad Obregón Weather-rain-thunderstorm.svg
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temperatura máxima registrada (°C) 33 38 35 40 43 42 43 47 42 42 37 37 47
Temperatura máxima média (°C) 18 19 20 23 26 29 31 31 31 27 22 19 25
Temperatura mínima média (°C) 13 14 15 18 21 25 27 27 27 23 17 14 13
Temperatura mínima registrada (°C) 6 5 9 11 14 16 20 20 18 12 9 7 5
Precipitação (mm) 1 1 2 2 2 3 3 3 3 2 2 1 31
Fonte: Weatherbase[1]

Econômia[editar | editar código-fonte]

Entre as atividades produtivas são a agricultura, indústria, pecuária, pesca, comércio, aquicultura e turismo. Embora a agricultura continua a ser o principal ramo econômico, a diversificação da produção na região é uma realidade palpável, com importante indústria local onde fica o processamento de alimentos e fábricas de montagem. O desenvolvimento da cidade se reflete nos investimentos feitos em atividade comercial na última década.

Para o desenvolvimento das atividades produtivas, as empresas locais fornecem tudo que você precisa, a partir de peças, lojas, implementos agrícolas, máquinas para a agro-indústria, equipamentos de segurança e todos os tipos de produção de entrada. Tem dois mercados de abastecimento.

Para levar a cabo as atividades econômicas e de serviços ao público em geral, Ciudad Obregón tem escritórios em importantes instituições financeiras do país.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Represa Álvaro Obregón.

Ciudad Obregón conta com amplo serviço de hospedagem de grande porte, a zona principal de hotel está na entrada norte da cidade, principalmente pela Avenida Miguel Alemán. Há grande variedade de restaurantes com grande variedade e qualidade dos pratos, bares e discotecas. Há lugares para jogar golfe, bowling, bilhar, corrida de cavalos, rodeios e motocross.

Barragem 10.

O beisebol é o esporte que tem o maior número de torcedores na cidade, a equipa da casa é o Yaquis de Ciudad Obregón, que participam do Pacífico mexicano League a "Major League Baseball no México. O estádio do time é o Tomas Oroz Gaytan com capacidade para 13.000 pessoas, onde as famílias se divertem apreciando os jogos. Também a cidade, tem o time de basquete chamado Trigueros do ircuito de Basquetebol de la Costa do Pacífico que jogam no Ginásio Municipal Lira Manuel Garcia com capacidade de 2.300 pessoas. O futebol também é muito popular, e os motivos estádio Manuel'Piri'Sagasta é o mais importante para o seu espaço para a prática com cerca de 8.000 lugares. Próximo ao estádio se encontra o desportivo "Nainari 2000", uma área para esportes.

Parque Infantil Ostimuri.

Um dos lugares mais atrativos da cidade é o Laguna del Nainari que é um lago artificial. É um local de entretenimento familiar, onde você pode praticar esportes, rodeado por árvores e vista para o pôr do sol. Há também venda de cocos que são uma tradição comer quando se visita o lago. Este lugar é ao lado do Parque "Ostimuri", que é um centro de entretenimento familiar, em particular as crianças, lá se esontram os passeios no zoológico, lanchonetes e barracas de comida.

Também próximo à cidade por uma estrada asfaltada até a saída norte leva a reprasa Álvaro Obregón, que é de 24 quilômetros da cidade, este lugar é geralmente de pesca e tem um mirante de vidro para se observar da barragem e do vale do Río Yaqui, da mesma forma que existem amenidades família como parques aquáticos, praias e córregos. Também perto da barragem, há a Barragem 10, uma barragem, onde se pode desfrutar de esportes aquáticos, mountain bike e esportes radicais.

Ciudad Obregon está localizada perto do Mar de Cortez, o mais movimentado lugar para apreciá-lo está a apenas 45 quilômetros ao sul de Ciudad Obregón, é o Ilha Huivulai, uma ilha de areia que se encontra 5 quilômetros da costa. Neste lugar vivem muitas espécies de aves, entre as quais gaivotas, albatrozes e pelicanos. Uma atração da ilha são suas dunas de areia densa. A pesca é geralmente praticada.

A "Expo Obregon" ocorre tradicionalmente em maio, em um ambiente familiar. A cidade hospeda também em anexo o "Festival do Dr. Alfonso Ortiz Tirado" de Álamos.

Serviços médicos[editar | editar código-fonte]

Ciudad Obregón se destaca como uma das cidades de Sonora e do noroeste do México por seus avançados serviços de saúde, contando com um dos mais modernos hospitais, clínicas públicas e privadas, com serviços especializados. Por sua importância e equipamento destaca o Centro Médico Nacional do Noroeste do Instituto Mexicano del Seguro Social (IMSS) segundo o INEGI Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática.[2]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ciudad Obregón