Cruzador blindado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Cruzador couraçado português Vasco da Gama

O cruzador blindado ou cruzador couraçado é um tipo de cruzador, um navio de guerra. É protegido por uma cinta lateral blindada, além do convés blindado e casamatas carvoeiras protegidas. Os cruzadores blindados foram os principais combatentes de duas batalhas navais - a Batalha de Ulsan na Guerra Russo-Japonesa, e a Batalha de Coronel na I Guerra Mundial - e desempenharam importantes papéis de apoio em outras batalhas da época.

O desenvolvimento do projétil explosivo em meados da década de 1880 tornou o uso de navios blindados inevitável, apesar do custo e peso. Os cruzadores blindados começaram a surgir nas maiores marinhas ocidentais por volta de 1873 e o tipo continuou a ser construído até 1908. Por esta época, foram rapidamente superados pelos novos navios de guerra "totalmente armados de grandes canhões" do tipo-dreadnought, mais especificamente, pelos cruzadores de batalha, que sairiam-se melhor em todos os aspectos, e a partir de então sucederam os cruzadores blindados.

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.