Culinária do Iêmen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A Culinária do Iêmen é uma das cozinhas do Oriente Médio que se caracteriza pela diversidade de ingredientes e o uso de especiarias fortes.

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

O zhug ou “skhug”, em hebraico, ou saḥawaq, em árabe do Iémen é um molho picante muito conhecido na cozinha iemenita elaborado com diversas especiarias, tais como cardamomo, alcaravia e coentro. Este molho costuma comer-se sobre o pão folha (comida básica no Iêmen). Outro alimento básico é o hilbeh que costuma ser servido no sul, enquanto que sua variante setentrional se denomina hulba, uma preparação baseada em feno-grego.

A carne de frango e a cordeiro são os ingredientes encontrados mais frequentemente. O peixe é também servido nas zonas costeiras. O buttermilk e iogurte são muito apreciados. O emprego de azeite na cozinha é utilizado nos pratos principais, e o semn (سمن) (manteiga clarificada) nas receitas de pasteleria.

Pratos[editar | editar código-fonte]

O prato nacional do Iêmen é o saltah (سلطة) que possui bastantes variantes. A base do prato é um guisado de carne denominado maraq (مرق), temperado com uma pasta de feno-grego, o sahawiq (سهاويق) ou sahowqa (uma mistura de malagueta, tomate, alho e outros condimentos.) Arroz, batata, ovos e diversas verduras podem ser adicionadas. Costuma-se comer com pão folha, como o lahoh. [1]

Outros pratos conhecidos são:

Referências

Veja também[editar | editar código-fonte]