David Sarnoff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Sarnoff
Nascimento 27 de Fevereiro de 1891
Uzylany, Bielorrússia Bielorrússia
Morte 12 de dezembro de 1971 (80 anos)
Nova York, Estados Unidos
Nacionalidade Norte-americano Estados Unidos
Ocupação Presidente e fundador da NBC

David Sarnoff (Bielorrússia 27 de fevereiro de 1891 - Nova Iorque Estados Unidos 12 de dezembro de 1971) foi um empresário e pioneiro na área das telecomunicações principalmente na TV e no rádio. Ele fundou a National Broadcasting Company (NBC) e durante a maior parte de sua carreira, ele liderou a Radio Corporation of America (RCA) de 1919 até sua aposentadoria em 1970.

Biografia[editar | editar código-fonte]

David Sarnoff nasceu em Uzlyany uma pequena aldeia na Bielorrússia, emigrou com sua familia para a cidade de Nova Iorque em 1900, onde ele ajudou a sustentar a família com a venda de jornais. Em 1906 juntou-se a Marconi Wireless Telegraph Company em 30 de setembro de 1906, e começou uma carreira de mais de 60 anos nas comunicações electrónicas.

Já era um habilidoso operador de telégrafos em Nova York quando em uma madrugada de abril de 1912, ele recebeu o primeiro pedido de socorro do Titanic, que afundava a milhares de quilômetros. Ele passou 72 horas trabalhando ininterruptamente, transmitindo informações para o mundo inteiro por código morse, no que foi provavelmente a primeira transmissão jornalística ao vivo da história.

RCA[editar | editar código-fonte]

Ao contrário de muitos dos quais estavam relacionados com os princípios de comunicação de rádio, Sarnoff viu o potencial do rádio como uma forma de se comunicar com as massas. Pois uma pessoa (o emitente) poderia falar com muitos (ouvintes).

Quando Owen D. Yong da General Electric comprou a empresa Marconi , fez dela a Radio Corporation of America. Sarnoff contribuiu para o crescente aumento da popularidade do rádio durante a guerra, ajudando a organizar a partida de transmissão de boxe entre Jack Dempsey e Georges Carpentier , em julho de 1921, 300.000 pessoas ouviram a luta, e a procura de equipamentos de rádio para residências floresceu naquele inverno.

Em 1926, a RCA comprou a sua primeira estação de rádio e lançou a National Broadcasting Company (NBC), a primeira rede nacional de rádio dos EUA sendo Sarnoff o presidente da empresa.

Sarnoff estabeleceu o padrão de transmissão de rádio AM que tornou-se o elemento de comunicação mais usado até a década de 60 quando resurgiu a transmissão FM.

Pioneiro da televisão[editar | editar código-fonte]

Os planos para a televisão existiam desde muito antes da Primeira Guerra Mundial, mas sem resultado prático. David Sarnoff estava determinado a levar adiante estes planos por isso reuniu-se com o engenheiro Vladimir Zworykin em 1928. Naquela época Zworykin tinha desenvolvido um sistema de televisão totalmente eletrônica na Westinghouse . Zworykin Sarnoff lançou o conceito, garantindo que seria alcançado um sistema de televisão viável em dois anos com um investimento de apenas US $ 100.000. Sarnoff decidiu financiar a pesquisa Zworkyin, em seu entusiasmo, havia subestimado a duração e o investimento que seria feito para atingir seu objetivo. Sete anos mais tarde, no final de 1935, Zworykin apareceu na capa da revista de comércio eletrônicos, celebrando a invenção do fotomultiplicador , objeto de intensa investigação da RCA em Leningrado, na Rússia, este objeto se tornaria um componente essencial das câmeras de televisão.

Finalmente, em 1939, a televisão nos Estados Unidos, nasceu sob o nome da National Broadcasting Corporation. O primeiro programa foi ao ar na Feira Mundial de Nova York e foi apresentado pelo mesmo Sarnoff.

A empresa logo se tornou o líder de mercado e a NBC se tornou a primeira rede de televisão nos Estados Unidos. No entanto, a Segunda Guerra Mundial terminou com o rápido crescimento da televisão.

Segunda guerra mundial[editar | editar código-fonte]

Durante a guerra torna-se conselheiro na área de comunicações a serviço do general Dwight D. Eisenhower. Graças às suas habilidades de comunicação e apoio que deu aos Aliados recebeu a patente de General Brigadeiro, em dezembro de 1945.

Família e Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Em 4 de julho de 1917, casou-se com Lizette Hermant , filha de uma família de imigrantes franceses que se instalaram no Bronx onde eles se conheceram.

O casal teve três filhos:

  • Robert W. Sarnoff,
  • Edward Sarnoff
  • Thomas W. Sarnoff.

Robert sucedeu seu pai como presidente da RCA, em 1971 e tornou-se presidente da NBC Costa Oeste.

Sarnoff era tio do escritor Richard Baer também era primo Eugene Lyons , jornalista e escritor. Lyon escreveu uma biografia de Sarnoff.

Sarnoff aposentou em 1970 e morreu no ano seguinte, aos 80 anos. Ele está enterrado em um mausoléu em Valhalla, Nova York.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre David Sarnoff


Ícone de esboço Este artigo sobre um empresário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.