Deep Green Resistance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deep Green Resistance
upright=!Artigos sem imagens
História
Fundação
Quadro profissional
Sigla
(en) DGR
Tipo
Domínio de atividade
Movimento
País
Organização
Fundadores
Derrick Jensen
Lierre Keith (en)
Website

Deep Green Resistance – DGR (Resistência Verde Profundo) é um movimento ambientalista fundado por Derrick Jensen, Lierre Keith e Aric Mcbay, ambos pensadores populares do movimento ambientalista radical, que vê o ativismo ambiental mainstream como ineficaz [1]. DGR também se refere à estratégia descrita pelo movimento para salvar a Terra [2]. Acreditam que a civilização industrial está colocando em risco toda a vida no planeta, e que uma ampla variedade de táticas são necessárias para alcançar a justiça social e ambiental de forma concreta [2]. Defende uma mudança radical na estrutura e função da sociedade e apela para os seres humanos a lutar ativamente pela Terra. Os objetivos da DGR é privar os ricos de sua capacidade de roubar dos pobres e impedir aqueles que estão no poder de destruir o planeta [2]. Argumenta que esses efeitos são sistêmicos à cultura da civilização e, portanto, tem como objetivo deter a civilização industrial completamente [3].

Em última análise, o Deep Green Resistance luta pela saúde da terra, pelos povos indígenas ajudando-os a recuperar a sua integridade e os direitos culturais da terra, e pelas comunidades humanas que habitam a Terra em busca de igualdade, justiça e sustentabilidade. O DGR ganhou atenção por causa de sua natureza controversa - que defende uma abordagem pragmática para salvar a Terra, utilizando todos os meios necessários para impedir a destruição do mundo natural [4].

Promove a defesa e restauração de terras e o reconhecimento de que a maior parte da terra pertence aos povos indígenas, que sofrem sob a ocupação militar estrangeira. Alinham-se com feministas radicais, movimentos por direitos indígenas, anticolonialistas, antirracistas, e com os movimentos anticapitalistas, bem como coletivos que lutam por outras questões de justiça social [3]. Como uma organização, educa ativamente o público sobre a necessidade de resistência e usa exemplos de movimentos de resistência do passado e atuais enquanto defendem a luta por um mundo em que a biodiversidade aumente mais e mais a cada ano. Devido aos riscos de segurança e vigilância, DGR mantém um bloqueio estrito em relação a qualquer atividade clandestina [5].

Referências

  1. "Derrick Jensen" Presentation at Deep Green Resistance Workshop, 26 September 2009. Crescent City, CA
  2. a b c (em inglês)«Deep Green Resistance website - Who we are?». deepgreenresistance.org 
  3. a b (em inglês) «Deep Green Resistance website - Statement of principles». deepgreenresistance.org 
  4. (em inglês)«Earth Island Journal - Resistance: Do the Ends Justify the Means?». www.earthisland.org 
  5. (em inglês) «Deep Green Resistance website - Security». deepgreenresistance.org 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]