Despertai!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde agosto de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Despertai!
Capa da revista Despertai! edição de janeiro de 2013
Editor Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
Frequência Mensal
Circulação Total: 51,788 milhões de exemplares
Categoria Religioso
País  Estados Unidos
 Brasil
 Portugal
Idioma 101 idiomas
Primeira edição 1919
www.jw.org

Despertai! é uma revista religiosa publicada pelas Testemunhas de Jeová, composta por 16 páginas e distribuída mensalmente em mais de 101 idiomas com uma tiragem média de 51,788 milhões de exemplares.[1] Juntamente com A Sentinela - Anunciando o Reino de Jeová, constitui um dos mais importantes meios de divulgação das Testemunhas de Jeová.

Editores[editar | editar código-fonte]

Em todas as suas edições, os direitos de autor (ou direitos autorais) pertencem à Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia, nos Estados Unidos da América.

As edições para os países lusófonos de Despertai! são traduzidas para português brasileiro com base na edição inglesa (intitulada Awake!) com a qual são publicadas em simultâneo. No idioma inglês, é editada pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova Iorque, Inc.. No Brasil, a editora responsável é a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados do Brasil, em Cesário Lange, São Paulo. Em Portugal, a editora responsável é a Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová de Espanha.

Linha editorial[editar | editar código-fonte]

A revista afirma visar o esclarecimento das pessoas, abrangendo uma variedade assuntos sobre cultura geral e da atualidade. Sua linha editorial é de neutralidade política e racial. Defende a crença num Criador e a esperança no estabelecimento de uma nova sociedade humana, sob o Reino de Deus.

Editar Índice
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Religião Cristã Não Trinitária
Definição Básica | Doutrinas e Teologia
Estrutura Mundial | Congregações Locais
História das Testemunhas de Jeová
Testemunhas de Jeová em Portugal
Sociedades Usadas pelas Testemunhas
Sociedade Torre de Vigia - Definição
Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
Sociedade Torre de Vigia de Tratados de Sião
Edições Notáveis
A Sentinela | Despertai! | Notícias do Reino
Tradução do Novo Mundo
Estudos das Escrituras
Fotodrama da Criação | Anuário
Proclamadores do Reino de Deus
Cancioneiro das Testemunhas de Jeová
Estudo Perspicaz das Escrituras
A Verdade Que Conduz à Vida Eterna
O Que a Bíblia Realmente Ensina?
Artigos Directamente Relacionados
com as Testemunhas de Jeová
Escatologia | Cronologia | Neutralidade
Normas de Moral | Questão do Sangue
Escravo Fiel e Discreto | Corpo Governante
Comemoração da Morte de Cristo
Posições Controversas | Perseguição religiosa
Salão do Reino
Programas Educacionais | Serviço Voluntário
Estudantes da Bíblia | Triângulos Roxos
Outros Artigos que Referem Crenças
das Testemunhas de Jeová
Tetragrama Sagrado YHVH
Arcanjo | O Arcanjo Miguel
Seol | Hades | Inferno | Geena
Biografias
Charles Russell | Joseph Rutherford | Nathan Knorr
Frederick Franz | Milton Henschel | George Gangas
Karl Klein | Grant Suiter | Daniel Sydlik
Don Adams | Max Larson | Alexander Macmillan
August Dickmann | Leopold Engleitner
Simone Arnold Liebster | Raymond Victor Franz
Influências Formativas
William Miller | Henry Grew
George Storrs | Nelson H. Barbour

A revista Despertai! trata de assuntos diversos, incluindo cultura, questões ambientais, saúde, relações humanas, questões bíblicas e biografias diversas. Há, ainda, artigos que mostram sugestões em como lidar com os diversos problemas da atualidade na perspectiva de semelhante religião. Possui uma seção chamada "Os Jovens Perguntam" que se propõe a responder, usando a Bíblia, às diversas questões que os jovens enfrentam no seu dia a dia. A seção "Observando o Mundo" traz breves notícias diversas procedentes de vários países.

A revista usa fontes convencionais de notícias, mas também possui os seus próprios correspondentes. Os artigos de Despertai!, que consideram ampla variedade de assuntos, têm a intenção de levar os leitores ao entendimento de que os eventos mundiais cumprem profecias bíblicas. Pretende convencer que vivemos nos "últimos dias" e que em breve o Reino de Deus trará benefícios eternos para aqueles que aprendem e fizerem a vontade de Deus.

Objetivo expresso na revista[editar | editar código-fonte]

Usualmente impresso nas páginas iniciais da revista, Despertai! indica o objetivo dos editores. Atualmente, este objetivo é expresso com as seguintes palavras:

"Esta revista é publicada para o benefício de todos os membros da família. Mostra como enfrentar os problemas de nossos dias. Apresenta notícias, histórias de pessoas de vários países e matérias de natureza religiosa e científica. Mas faz mais que do isso. Ela analisa a fundo os acontecimentos atuais e identifica o verdadeiro significado por trás deles. Ainda assim, é sempre politicamente neutra e não exalta nenhuma raça como superior a outra. O mais importante é que esta revista aumenta a confiança na promessa de que o Criador em breve substituirá o atual mundo perverso e anárquico por um novo mundo pacífico e seguro."

Histórico[editar | editar código-fonte]

Originalmente, a revista tinha o título The Golden Age (A Idade de Ouro). A primeira edição foi a 1 de Outubro de 1919. Era uma revista que tratava de muitas áreas do empenho humano. Segundo os seus editores, alertava as pessoas para o que acontecia no mundo e mostrava-lhes que a verdadeira solução para os problemas da humanidade é o Reinado Milenar de Cristo, que segundo a crença das Testemunhas, introduzirá uma "Idade de Ouro" para a humanidade. Ao longo dos anos, a capa da revista sofreu mudanças mas o objectivo base permaneceu o mesmo. Foi inicialmente produzida visando a distribuição ao público em geral e não apenas para a utilização dos leitores regulares das publicações da Sociedade Torre de Vigia.

Na edição de 6 de Outubro de 1937, o título foi mudado para Consolation (Consolação). Este novo nome foi considerado mais apropriado em vista da opressão pela qual muitos passavam e dos transtornos em que o mundo ficou envolvido na Segunda Guerra Mundial.

A partir da edição de 22 de Agosto de 1946, adoptou-se o título Awake! (que ao ser lançada em português recebeu o título Despertai!) que mantém até hoje. Pretendia-se dar ênfase ao despertar das pessoas para o significado dos eventos mundiais.

Apesar de algumas mudanças ao longo dos anos, especialmente a nível gráfico e tirando partido das novas tecnologias, tal como a fotografia e a impressão a cores, a revista manteve durante muitos anos uma tiragem quinzenal (com datas de capa de 8 e 22 de cada mês) em vários idiomas e mensal em outros. No entanto, a partir de Janeiro de 2006, passou a ter mundialmente uma circulação mensal. A partir de 2008, a revista associada A Sentinela passou a ter uma edição destinada ao público e uma edição de estudo, com datas de capa de 1 e 15 de cada mês, respectivamente.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O método de distribuição é realizado pela entrega em mãos através dos membros locais das congregações das Testemunhas de Jeová, de casa em casa. Os interessados, tem a oportunidade de receber um estudo biblico, gratuito. As filiais da Sociedade Torre de Vigia que possuem parque gráfico imprimem os exemplares da revista que, após enviadas para as filiais em cada país, são então distribuídas por cada congregação. Seguidamente, os publicadores levantam no Balcão de Literatura do Salão do Reino local os seus próprios exemplares bem como a quantidade que entendem necessária para distribuir pelos seus vizinhos e conhecidos.

As Testemunhas de Jeová oferecem aos interessados a revista Despertai! no seu trabalho de evangelização de casa em casa bem como em muitas outras situações do cotidiano. Usualmente costumam oferecê-la em conjunto com a revista A Sentinela, também publicada pelas Testemunhas. Não sendo uma obra com fins lucrativos, as revistas não são vendidas, no entanto, os que desejarem poderão dar um donativo voluntário que será enviado à Sociedade Torre de Vigia com o objectivo de ajudar a obra mundial efectuada voluntariamente pelas Testemunhas de Jeová, que inclui a produção, tradução, impressão e distribuição de Bíblias e publicações religiosas. Neste respeito, a própria revista contém a informação:

"Despertai! faz parte de uma obra educativa bíblica, mundial, mantida por donativos voluntários."

A tiragem próxima dos 51,78 milhões de cópias por cada edição, sendo traduzida em mais de 101 idiomas, estando disponível na sua edição regular em papel, bem como em áudio-cassete, CD e CD-ROM (MP3), fazem de Despertai! uma das revistas mais distribuídas do mundo. Pode ainda ser obtida em formato MP3 e m4b (ACC), num dos sites oficiais das Testemunhas de Jeová. Ocupa a segunda posição, logo após a revista A Sentinela - Anunciando o Reino de Jeová, entre as revistas ou periódicos religiosos mais difundidos mundialmente. Desde 1919 até 1979, ou seja, durante os primeiros 60 anos de distribuição conjunta das revistas A Sentinela e Despertai!, foram distribuídas perto de cinco bilhões (cinco mil milhões) de exemplares destes periódicos. No Século XXI, a tiragem conjunta destas duas revistas alcança bem mais de um bilhão (mil milhões) de cópias a cada ano.

Referências

  1. Publicada em 101 idiomas e com uma tiragem média de 51 788 000 de exemplares, segundo a edição de 1/2015

Ligações externas[editar | editar código-fonte]