Detetives do Prédio Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Detetives do Prédio Azul
Logotipo do programa
Informação geral
Formato
Gênero Comédia e Aventura
Duração 13 Minutos[1]
Criador(es) Flavia Lins e Silva
co-produção: Globosat
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) André Pellenz[2]
Produtor(es) Conspiração Filmes
Elenco Caio Manhente
Letícia Pedro
Cauê Campos
Tamara Taxman
Ronaldo Reis
Elisa Pinheiro
Rodrigo Candelot
Georgiana Góes[3]
Tema de abertura Mistery Theme (Instrumental)
Tema de
encerramento
Bruxa Leocádia - D.P.A.
Exibição
Emissora de
televisão original
Gloob
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 15 de Junho de 2012 - Presente
N.º de temporadas 6 (7 Confirmada)
N.º de episódios 145 (No Momento) (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Pequeno Grande Avô
Tem Criança Na Cozinha
Próximo
Próximo
Programas relacionados O Mundo de Mia

Detetives do Prédio Azul (abreviado como D.P.A.) é uma Série de live-action brasileira exibida pelo canal de televisão por assinatura Gloob em produção com a Conspiração Filmes.[4] A atração é exibida pelo canal desde sua estreia sendo sua única produção original.[5] A série atualmente se encontra na sua sexta temporada com 145 episódios já exibidos, o trio fez um teste com cerca de 80 crianças para participar do elenco do programa.[6] A série foi renovada para uma segunda temporada que estreou no dia 12 de Outubro de 2012,

Em 13 de janeiro de 2013, a série foi renovada para a terceira temporada que estreou em junho de 2013.[7] . Em Agosto, o Gloob, confirmou a 4ª temporada que estreará em 2 de Setembro de 2013, três meses após a terceira.

Em 13 de Novembro de 2013 o Gloob renovou a série para uma 5 temporada.

Em 19 de Março de 2014 o Gloob renovou a série para uma sexta temporada, a emissora confirmou também a sétima temporada do programa com o elenco mirim mudado.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em um prédio moram Tom (Caio Manhente), Mila (Letícia Pedro) e Capim (Cauê Campos) são amigos inseparaveis e sempre devendam vários mistérios. No clubinho secreto eles vestem suas roupas e se tornam os D.P.A. [2]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Caio Manhente que interpreta Tom já participou da telenovela Viver a Vida e Cordel Encantado e do filme lançado em 2010 Uma Professora Maluquinha, Capim interpretado por Cauê Campos já atuou na primeira fase da novela Avenida Brasil e em Lado a Lado, Letícia Pedro como Mila fazia algumas participações em alguns programas humorísticos da Rede Globo e havia feito somente trabalhos como modelo[3] , tem participado da 2ª temporada da novela Rebelde vivendo Rosa Maria[8] , e atualmente tem participado do elenco da novela Vitória da Rede Record.

Elenco de apoio
Ator Personagem
Priscila Assum
Jaime Lebovich

Tamara Taxman

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Antônio "Tom": É o DPA verde. Ele é o mais esperto de todos, e é o que cria as regras do clubinho e faz as invenções que ajudam nas investigações. Sua mãe Rafaela o proíbe de comer chocolate e outros doces.
  • Camila "Mila" Cristina: É a DPA vermelha. Ela é a mais forte de todos, e um dia sonha que seja uma bruxa, como Dona Leocádia. Ela ama o seu avô mais que seu pai.
  • Cícero Capim (ou só Capim): É o DPA amarelo. Ele é o menino que mais acha as pistas. Adora tirar conclusões precipitadas. Ele é o mais brincalhão de todos.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Severino: É o pai de Capim, e o porteiro do prédio. Ele é muito simpático, e nunca levanta a voz com ninguém. Apesar disso, Dona Leocadia o faz tirar do sério com suas irritantes ordens.
  • Carlos Eduardo: É o pai de Mila. Só pensa em trabalho e em falar da economia. Por conta disso, não dá muita atenção à sua filha.
  • Rafaela: É a mãe de Tom. Ela parece ser uma hippie. Sempre adora inventar moda, meditar, fazer yoga e nunca fica estressada, não importa a situação.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

Na segunda temporada[editar | editar código-fonte]

  • Beatriz "Bia": É a madrinha de Tom. Ela é da fazenda, e fala com sotaque caipira. Nunca foi à uma praia. Bia foi cuidar de Tom, já que Rafaela havia ido à Índia no final da primeira temporada. Na terceira, é substituída por Bel.

Na terceira temporada[editar | editar código-fonte]

  • Isabel "Bel": É a prima de Tom. Ela é gaúcha. É viciada em estudar, e quase nunca sai de casa. Veio cuidar de Tom.

Na quarta temporada[editar | editar código-fonte]

  • Carlos Jorge (ou CJ): É o avô de Mila. Veio cuidar dela na quarta temporada, já que Carlos Eduardo foi à Brasília procurar emprego. Ele é um explorador e já conheceu o mundo todo. Guarda muitos segredos. Retorna na quinta temporada em um episódio.

Antagonistas[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Leocádia Leal: É a bruxa e síndica do prédio, e principal antagonista da série. Ela odeia os DPA' s, e faz de todos os feitiços para se livrar deles. Apesar disso, mostra afeição por eles. É muito rígida, e quando ela quer uma coisa, o prédio inteiro tem que querer, senão "rá, ré, rí, ró, Rua!" pros moradores.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Alberta "Vovó Berta" Leal: É a avó de Leocádia. Z.Z. a aprisionou num quadro, e Leocádia nunca conseguiu tirá-la de lá. Ela sabe muito sobre feitiços, e as vezes é bem arrogante. Surge na quinta temporada em "O Quadro".
  • Zoraida Zorga "Z.Z.": É uma bruxa muito perigosa, que sempre tenta eliminar Leocádia e destruir o quadro de Berta. É a principal antagonista das temporadas 5 e 6.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 'Os Detetives do Prédio Azul' estreia dia 15 no Gloob Agência Estado. Yahoo! (24 de maio de 2012). Página visitada em 13 de julho de 2012.
  2. a b Os Detetives do Prédio Azul Conspiração Filmes (25 de maio de 2012). Página visitada em 12 de julho de 2012.
  3. a b Atores de "Detetives do Prédio Azul" falam sobre a nova série Agência Estado. Folha.com (9 de junho de 2012). Página visitada em 13 de julho de 2012.
  4. Castro, Daniel (19 de março de 2012). Novo canal infantil da Globo rejeita desenho japonês violento R7.com. Blog Daniel Castro. Página visitada em 12 de julho de 2012.
  5. Gloob estreia com 80% de produção estrangeira Grupo Abril. Veja.com (15 de junho de 2012). Página visitada em 23 de junho de 2012.
  6. 'Os Detetives do Prédio Azul' estreia dia 15 no Gloob Agência Estado. Estadão (24 de maio de 2012). Página visitada em 13 de julho de 2012.
  7. [1] Globo.com. Mundogloob.globo.com.
  8. Conheça o personagem Rosa Maria R7.com.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]