Dia da Consciência Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dia da Consciência Negra
Consciência Negra - São Bernardo do Campo - by Lucas.JPG
Propaganda expondo a comemoração da data em São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.
Nome oficial Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Outro(s) nome(s) Dia de Zumbi dos Palmares
Tipo Feriado regional
Seguido por Algumas regiões do Brasil
Data 20 de Novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra [1] é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. LEI Nº 12.519, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011.. República Federativa do Brasil. Página visitada em 13 de Setembro de 2013.