Dia da Consciência Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dia da Consciência Negra
Consciência Negra - São Bernardo do Campo - by Lucas.JPG
Propaganda expondo a comemoração da data em São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.
Nome oficial Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Outro(s) nome(s) Dia de Zumbi dos Palmares
Tipo Feriado regional
Seguido por Algumas regiões do Brasil
Data 20 de novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais.[1] A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.[2]

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Portal Brasil (19 de novembro de 2014). Mais de mil cidades tem feriado no Dia da Consciência Negra. Visitado em 2 de dezembro de 2014.
  2. a b Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) (12 de novembro de 2012). UNESCO lança campanha para o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Visitado em 20 de novembro de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre datas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.