Discussão:Metal gótico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Goth Metal não existe.[editar código-fonte]

Isso tudo seria muito interessante, se fizesse o menor sentido. A maioria dos headbangers é unanime. 'Gothic Metal' NÃO EXISTE. A relação de bandas colocadas é quase toda de bandas de doom metal ou death metal. 'Gothic Metal' foi uma idiotice inventada pra vender pra população acéfala que se acha 'gótica dumau'. Daqui a pouco vão incluir industrial, como Manson, na lista também?! Deletem esse artigo, ele é inútil e falso.

  • Caro anônimo:
    • Vamos começar analisando essa pérola: "A maioria dos headbangers é unânime". Como assim? A unanimidade são todos. Não existe uma "uma maioria unânime". É uma contradição lógica o que você escreveu.
    • E que maioria é essa? De onde? Você chegou a fazer um levantamento oficial? Qual é o tamanho de sua amostra?
    • "A relação de bandas colocadas é quase toda de bandas de doom metal ou death metal". Errado - a maioria das bandas foi uma mistura dos dois. Chamar o Anathema de "doom metal", p. ex., demonstra falta de conhecimento, já que o verdadeiro doom metal é Trouble e Candlemass. O Anathema têm elementos demais de Death Metal (vocal gutural, afinação ultra-baixa, riffs atonais, uso de frequënte pedal duplo) pra ser considerado uma banda de doom "pura" (se é que isso existe). Ela também não é death metal "puro": é arrastada demais, seus temas são mais existencialistas que mórbidos, e a sua ênfase em "melodia" e riffs inspirados em Black Sabbath superam muito o uso dos riffs rápidos do death metal.
    • "'Gothic Metal' foi uma idiotice inventada pra vender pra população acéfala que se acha 'gótica dumau'". Ora, isso parece mais um chilique adolescente do que um comentário sério. Isso é um percepção distorcida do gothic metal, fruto do sucesso comercial de bandas como Evanescence, Nightwish e Within Temptation, erroneamente associadas ao estilo. O gothic metal existe há quase 15 anos... e é provavelmente mais velho do que sua estada no metal, caro anônimo.

Musicaindustrial2 17h10min de 15 de Outubro de 2007 (UTC)

    • Completando o que a pessoa da declaração acima disse. É curioso que as pessoas simplesmente recusam um termo usado por muitas pessoas e bandas ao redor do mundo. Isso é apenas algo que classifica algumas bandas que fazem um determinado tipo de música facilitando os fãs de determinado estilo e não foi feito para vocês se sentirem ofendidos! Se vocês não concordam com o termo eu sinto muito mas ele "já pegou" e VAI ser usado. Essas bandas que fizeram o(a) senhor(a) se sentir tão ofendido(a) podem até serem consideradas como sendo desses seus tão adorados estilos. Mas veja que elas tem todo o direito de fazer um som híbrido ou fazer alguns álbuns de Gothic Metal e outros de Doom Metal. Caso você tenha algo contra a evolução (que NÃO significa "melhoramento" necessariamente), sugiro que volte no tempo quando o ser humano começou a fazer seus primeiros batuques e viva sempre o mesmo dia pois de tempos em tempos os estilos evoluem (assim como tudo no mundo).

E tente não incomodar mais ninguém com seus pensamentos pois ninguém quer saber. Só para constar. Gosto muito de Within Temptation (e NÃO gosto de Nightwish e Evanescence) mas sou obrigado a reconhecer que são bandas que possuem muitos fãs idiotas. No caso do Evanescence os fãs são, em geral, (eu quis dizer que não são todos) adolescentes retardados que saem gritando "GÓTIC METAAAUUU" na rua sem nem saber o que isso quer dizer.

Eu estava lendo e reparei que andou faltando algumas bandas que também podem ser classificadas nesse gênero como por exemple Nightwish, Shaman, Angra, Edguy... Considerem-nas são bastante conhecidas e eu acho que dever ser levadas em conta obrigado o comentário precedente não foi assinado por 201.18.118.171 (discussão • contrib.)

Nightwish Gothic metal?...
--Thiago90ap Msg 04:40, 20 Maio 2006 (UTC)

Gothic metal X Power metal[editar código-fonte]

Nightwish, Shaman, Angra e Edguy são consideradas bandas de POWER METAL. -- Nazgul.sp 14:10, 20 Maio 2006 (UTC)

Cara, na boa, essa lista está meio distorcida, acredito eu. Rotting Christ não foi, não é e nunca será uma banda de gothic metal. Tá louco... A propósito, estou removendo alguns nomes que realmente não batem com o propósito da lista.

-- Freyah Oi? 19:12, 28 Julho 2006 (UTC)

Ahn... Cradle of Filth? -- Freyah Oi? 19:03, 24 Agosto 2006 (UTC)

Lista de bandas[editar código-fonte]

Estou trabalhando no artigo e antes de começar faço um review dos artigos em todas as línguas para ajudar com informações extras depois vou limpando o artigo aos poucos. Concordo que essas bandas não se enquadram no rótulo. É que ainda não editei nesta parte ainda. Abs, - Nazgul.sp 21:02, 24 Agosto 2006 (UTC)

Alguns comentários[editar código-fonte]

  • E não sei o quanto o Power metal é relacionado com o Gothic metal. Uma coisa é Running Wild, outra coisa é Katatonia. Ok, existe essa confusão por causa do Nightwish, mas mesmo assim eu não estabeleceria um link explícito entre os dois gêneros.

Espero ter ajudado.

Bandas "Polêmicas"[editar código-fonte]

Eu recomendaria criar uma seção sobre bandas "polêmicas" (tipo Nightwish e Evanescence), expondo argumentos do porque dessas bandas não se enquadrem no rótulo Gothic Metal. o comentário precedente não foi assinado por José Felipe de Sá (discussão • contrib.)

Eu acho melhor não, porque: ou são gothic metal ou naum são, no caso do Nightwish não é gothic metal, logo não deveria estar citada no artigo. Os argumentos delas se são ou não gothic metal, podem estar aqui na página de discussão, não no artigo.
O que será deste artigo?...!?!?!
--Thiago90ap Msg 05:53, 25 Outubro 2006 (UTC)

Discordo de você. Essa discussão sobre o que é Metal Gótico ou não é um debate essencial entre fãs desse sub-estilo metálico; inclusive, deveria estar na página principal, bastante visível à todos.

Preciso lembrar que isso tipo de discussão permea todo Heavy metal? Quais bandas são Metal? Quais não são? Arrancar essa discussão da página principal, para mim - e não se ofendam, os responsáveis - seria de um pseudo-elitismo profundamente equivocado.

Outra coisa... porquê a seção "Rock Gótico vs. Metal Gótico" foi retirada? A comunidade gótica de fato odeia o Metal Gótico e, sendo o Wikipédia supostamente "democrático", as críticas ao Metal Gótico deveria também estar expostas na página principal (OK, as críticas da seção foram um pouco ríspidas).

Não existe nada perfeito no mundo; então, as críticas ao gênero também deveriam estar presentes na página principal.

Até... o comentário precedente não foi assinado por 201.50.41.186 (discussão • contrib.)

Como você disse, é um debate, ou seja, antes de colocar no artigo, discuti-se aqui. Eis o motivo da página de discussão... A seção foi retirada porque ela estava totalmente parcial, e super generalizada. Eu não estou defendendo o estilo.... Estou aqui como usuário como (acredito que) você tembém...
--Thiago90ap Msg 03:52, 27 Outubro 2006 (UTC)

Rixa dos Góticos com o Gothic Metal: LOL[editar código-fonte]

Lol essa seção está muito engraçada, para não falar lastimável... Então quem é um "verdadeiro gótico" não pode curtir Gothic metal? Só porque os "verdadeiro góticos" "não gostam"... LOL auhauahu

--Thiago90ap Msg 13:59, 18 Dezembro 2006 (UTC) 'Texto em itálico' so queria saber se o evanescence é gotihc metal ou naum é??????????????

q merda é essa[editar código-fonte]

essa relação é totalmente controversa q eu aprende sobre o q é rock gótico(meu estilo) e o q anum é !!!!!

Pedido aos fãs de Evanescence[editar código-fonte]

Gostaria de pedir encarecidamente aos fãs de Evanescence para pararem de apagar o que já foi escrito sobre a banda. Ela não pode ser considerada uma banda de Gothic Metal e ponto final! Inclusive eu acho que já vi a própria Amy Lee dizendo isso! (não consegui achar no YouTube denovo para colocar aqui). Tudo bem que vocês gostam de Evanescence, fazem cara de mal e se vestem de preto. Só tentem não ser tão ignorantes a ponto de achar que sua banda favorita é a melhor banda de Gothic Metal do mundo pois ela não é uma banda de Gothic Metal!!! E reforçando: Isso NÃO quer dizer que eles não possuem uma temática obscura. Querem chamar o som deles de gótico? Ok! Então vamos chamar de New Gothic Metal. Está bom para vocês?

Vendas & Premiações[editar código-fonte]

Galera:

  • Achei uns sites (Blabbermouth, Metal Sludge, AbsolutePunk) que divulgam vendas do Nielsen Soundscan, o sistema de registro de vendas mais acurado que existe atualmente. Tô falando desse sistema porque algumas resultados mensais mostram as vendas de bandas de Gothic Metal nos Estados Unidos.
  • Também achei os sites oficiais de associações fonográficas de vários países; através deles dá pra saber quais artistas (e que discos) ganharam disco de ouro, de platina, etc.

Eu acho interessante botar alguns números desses sites na página principal. Alguém tem alguma coisa contra?

Nielsen Soundscan[editar código-fonte]

Vou escrever aqui os resultados do Soundscan como exemplo:

Referências

  1. Love, Lita (4 de novembro de 1999). «Sludge Scans for November 1999». Metal Sludge. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  2. «Metal/Hard Rock Album Sales In The US As Reported By Soundscan». BLABBERMOUTH.NET. 30 de março de 2002. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  3. Idem.
  4. Love, Lita (29 de agosto de 2002). «Sludge Scans for August 2002». Metal Sludge. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  5. Love, Lita (8 de setembro de 2004). «Sludge Scans for September 2004». Metal Sludge. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  6. «Lacuna Coil: 'Jimmy Kimmel Live!' Video Online, New Single Revealed». ULTIMATE GUITAR TABS ARCHIVE. 11 de maio de 2006. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  7. «Queensryche, Poison, Lacuna Coil In Billboard's Top 30». Metal Sludge. 16 de agosto de 2006. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  8. Love, Lita (9 de junho de 2000). «Sludge Scans For June 2000». Metal Underground . com. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  9. Love, Lita (10 de novembro de 2004). «Sludge Scans for November 2004». Metal Sludge. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  10. Love, Lita (8 de maio de 2000). «Sludge Scans for May 2000». Metal Sludge. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  11. Love, Lita (28 de março de 2000). «Sludge Scans for March 2000». Metal Sludge. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  12. Idem.
  13. Idem.
  14. Idem.
  15. Love, Lita (13 de janeiro de 2004). «Sludge Scans For January 2004». Metal Sludge. Consultado em 13 de setembro de 2007 
  16. Love, Lita (6 de fevereiro de 2004). «Sludge Scans For February 2004». Metal Sludge. Consultado em 13 de setembro de 2007 


Musicaindustrial2 13h48min de 13 de Setembro de 2007 (UTC)

Ora, é só estudar a sub-cultura Goth que da pra claramente perceber que metal e som gótico não se mistura, pode até ser que tenha algumas bandas de metal com influências góticas principalmente nos anos 90's mas isso não é uma mistura entre metal e gótico, apenas influência.

My Dying Bride?[editar código-fonte]

Retirei as referências ao My Dying Bride, pois ele não tem nenhuma relação com o estilo. É uma banda de death/doom pura e simplesmente. Nem mesmo nos experimentalismos do 34.788%... Complete, ele se aproximou suficientemente do gothic metal.

Within Temptation???[editar código-fonte]

Já cansei de ver o nome do Within Temptation relacionado a bandas de Gothic Metal e é fácil perceber que eles não se encaixam no estilo, em nenhuma fase da banda. Agora fiquei realmente assustado quando li no texto, na parte dos álbuns influentes no estilo, que os álbuns "Enter" e "Mother Earth" têm influências de Gothic Rock. Por mim, essa banda não seria citada nesse artigo, salvo na parte das bandas que são confundidas com o Gothic Metal.

Sobre o Evanescence[editar código-fonte]

Por favor, será que "encarecidamente" alguém poderia retirar as citações que colocaram sobre o Evanescence no artigo? Acho rídiculo esse negócio que para ser gótico tem que seguir certas "normas". Evanescence segundo os proprios góticos não tem um som gótico, e eu como fã digo: ainda bem. Além do mais o que ridicularizar o Evanescence comparando-o com Linkin Park ajuda no artigo? Simplesmente não acrescenta em nada. Pensem nisso. Sei que quiseram relatar que as bandas mais conhecidas de gothic Metal não é gothic Metal, mas se Nightwish é tão melhor que Evanescence, use-os como exemplo. Obrigado. 189.96.59.232 (discussão) 04h06min de 22 de abril de 2010 (UTC) JohnnyResponder

Distinção entre propriedades formais e conteúdo lírico/temático[editar código-fonte]

Caros editores, venho aki pedir encarecidamente q deixem de utilizar o espaço nesta comunidade para defender posições e interesses pessoais enquanto verdades inquestionáveis. A idéia de q o Gothic Metal ñ tem qqr relação com a sub-cultura gótica como enuncia o parágrafo de introdução é apenas uma colocação parcial de membros mais ortodoxos dessa tribo q despresam esse estilo de música. Devo lembrar q a cultura gótica é apenas um resgate contemporâneo das diretrises filosóficas e estilísticas de escolas literárias do século XIX, a entender: o Ultra-romantismo (Byronism na Inglaterra, Dark Romanticism nos EUA) e o Simbolismo. Portanto ñ se limita à estruturas e estílos musicais específicos, oferece apenas um terreno lírico/temático a ser explorado por qqr estilo de música q se proponha a fazê-lo. Tradicionalmente, o Gothic Metal aborda tais temas assim como o Doom Metal, muitas vezes de forma mais profunda do q o Gothic Rock, o Darkwave e outros tantos estilos associados à essa sub-cultura. As noções apresentadas a respeito de diferentes idealizações da mulher, tal como a idéia de q o Metal é um estilo machista e misógino deriva de públicações de baixo nível crítico e instrutivo, quando ñ da ignorância das pessoas q pronunciam tais idiotices. O Metal ñ possui ideologia machista, nem misógina, nem qqr outro tipo de ideologia própria, na realidade este estilo carece de abordagem temática q unifique todos seus representantes, ele absorve os temas de diferentes culturas e tribos em função das variações entre seus sub-gêneros... Metal é música e apenas isso, é puramente formal, ao contrário do gótico q consiste num estilo de vida baseado nas escolas literárias acima citadas e carece de um estilo músical unificador. Logo, é perfeitamente possivel mesclar o estílo musical do Metal com o lirismo gótico. Por favor reformulem o parágrafo de introdução q foi retirado de um fórum extremamente tendencioso e inacessível aos não-membros. Gustavo Camps 201.52.22.129 (discussão) 20h17min de 3 de novembro de 2011 (UTC)Responder