Disputa egeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Foto de satélite do mar Egeu.
Águas territoriais e espaço aéreo
(extensões aproximadas)
6 nm: águas territoriais atuais (em branco: alto mar).
10 nm: espaço aéreo atualmente exigido pela Grécia.
12 nm: possível extensão futura sob legislação internacional.

A disputa egeia é uma disputa que vem ocorrendo desde a década de 1970 entre a Grécia e a Turquia, que, mesmo considerando umas às outras nações amigas, ambas disputam o mar Egeu, onde se encontram as Ilhas Egeias. As duas têm grandes interesses pelo mar por suas ilhas possuirem altos níveis de turismo e por ser a principal ligação entre o mar Negro (passando pelo mar de Mármara) e o mar Mediterrâneo.

O termo se refere a um grupo de questões controversas inter-relacionadas entre os dois países, a respeito de direitos de soberania na região do Egeu; este grupo de conflitos teve um efeito enorme nas relações greco-turcas desde então, e levou por duas vezes a crises que beiraram a troca de hostilidades militares, uma vez no início de 1987 e outra em 1996. As questões do Egeu se dividem em diferentes categorias:

Desde 1998 os dois países estão tentando superar as tensões através de uma série de medidas diplomáticas, especialmente com vistas ao acesso da Turquia à União Europeia. No entanto, diferenças entre os canais diplomáticos apropriados a serem tomados para uma solução significativa ainda não foram resolvidos.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.