DragonForce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
DragonForce
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Power metal
Período em atividade 1999 - atualmente
Página oficial www.dragonforce.com
Integrantes
Marc Hudson
Herman Li
Sam Totman
Vadim Pruzhanov
Dave Mackintosh
Frédéric Leclercq
Ex-integrantes
ZP Theart
Adrian Lambert
Didier Almouzni
Diccon Harper
Steve Scott
Steve Willams

O DragonForce é uma banda inglesa de power metal que surgiu em 1999, após o fim da banda de black metal, o Demoniac. Todos os integrantes, exceto Lindsay Dawson, juntaram-se com ZP Theart e fundaram a banda, com o nome DragonHeart. Dois anos depois, eles tiveram que mudar o nome por causa do filme DragonHeart. Em 2008, foram nomeados ao Prêmio Grammy de "Prêmio Grammy de Best Metal Performance" pela canção "Heroes of Our Time", do álbum Ultra Beatdown.[1] [2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formação e primeiros trabalhos (1999-2005)[editar | editar código-fonte]

Nos seus primórdios, a banda era formada pelo vocalista ZP Theart , os guitarristas Herman Li e Sam Totman, o baterista Didier Almouzni e o tecladista Vadim Pruzhanov. Com essa formação gravaram o primeiro álbum, Valley of the Damned. Já para o segundo trabalho, Didier saiu, deixando as baquetas para Dave Mackintosh. Além dele, foi recrutado também o baixista Adrian Lambert, que depois deixaria a banda, dando lugar a Frédéric Leclercq.

Em 2003, eles lançam o Valley of the Damned, que conta com 10 faixas, sendo que a música "Where Dragons Rules" é faixa promocional. O álbum tem como destaque a música tíulo do CD, "Valley of the Damned", e também "Black Fire" e "Disciples of Babylon".

Em 2004, é lançado o álbum Sonic Firestorm, o segundo da banda.

Inhuman Rampage, começo do sucesso e saída de ZP Theart (2006-2010)[editar | editar código-fonte]

Em 2006, acontece o lançamento do Inhuman Rampage, o terceiro álbum da banda. Desse álbum, dois singles são lançados: "Through the Fire and Flames", e "Operation Ground and Pound". O sucesso do álbum foi tanto, que, depois do lançamento do clipe da "Through the Fire and Flames", o álbum teve um aumento de vendas de 120%.[carece de fontes?] Em 2007, a banda recebe o prêmio de "Melhor Solo", da "Through the Fire and Flames", que foi a mais votada pelos leitores da revista Total Guitar.[carece de fontes?] Em Outubro de 2006 a faixa "Through the Fire and Flames" foi lançada no jogo Guitar Hero III. Estima-se que as vendas de álbum da banda aumentaram em 126%, apenas uma semana, devido ao fato de seu sucesso na participação do game. Em junho de 2008, são lançados mais três singles para o Guitar Hero: "Operation Ground and Pound", "Revolution Deathsquad" do álbum Inhuman Rampage e "Heroes of Our Time" do álbum Ultra Beatdown, só que dessa vez, como Downloadable Live Content, somente para Play Station 3 e XBox 360.

Em agosto de 2008 é lançado o quarto álbum do DragonForce, Ultra Beatdown. O álbum conta com 12 faixas, três delas promocionais. Ultra Beatdown conta com os singles "Heroes of Our Time" e "The Last Journey Home".

Em 2010, a banda anunciou a saída do vocalista ZP Theart por motivos de divergência musical e declarou que está à procura de um novo vocalista, vindo de qualquer lugar do mundo, para participar das gravações do quinto álbum, que já começou a ser escrito.[3]

Em junho, o grupo confirmou, em seu site oficial, o lançamento do seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Twilight Dementia, a ser lançado em 13 de setembro de 2010 em forma de disco duplo. Juntamente à data, a confirmação revelou também a capa e a lista de faixas do álbum, que conta com 13 canções gravadas na parte final da turnê mundial do Ultra Beatdown.[4] Sobre o álbum, o guitarrista Herman Li afirmou:[4]

Por anos, fãs tem nos pedido que gravássemos um álbum ao vivo, mas honestamente, nós nunca tivemos realmente tempo devido aos nossos compromissos das turnês mundiais e às gravações de álbum de estúdio. Contudo, devido ao maravilhoso retorno positivo de fãs em relação à "Ultra Beatdown World tour" (Turnê Mundial do Ultra Beatdown), nós decidimos finalmente pensar de verdade nisso...

Essas gravações realmente capturam a energia sônica crua de um show do DragonForce com detalhes fiéis...é tão real que você pode ouvir o barulho da platéia e ter a experiência do show como se fosse aquela noite - você pode até ouvir as pedaleiras serem pisadas!

Chegada de Marc Hudson e The Power Within (2011-2012)[editar | editar código-fonte]

No dia 2 de março de 2011, a banda anuncia o novo vocalista: Marc Hudson, com apenas 23 anos.[5] [6] Ele estreou ao vivo com o grupo num show de abertura para o Iron Maiden.[7]

Seu primeiro álbum com a banda foi The Power Within, lançado em 15 de abril de 2012.[8]

Maximum Overload (2013-atualmente)[editar | editar código-fonte]

Em 12 de abril de 2013, o DragonForce anunciou que haviam terminado de escrever seu sexto álbum e que ela entraria no estúdio no mês seguinte, o que ocorreu no dia 19 nos Fascination Street Studios, na Suécia, com o produtor Jens Bogren. A banda afirmou: "Agora mesmo, todos da banda estão se coçando para entrar no estúdio e gravar talvez as músicas mais épicas que o DragonForce já escreveu. Com tantas ideias voando por aí e canções já escritas, nós decidimos juntar forças com o produtor Jens Bogren para ajudar a levar o som do DF ao próximo nível e além!"[9]

Em 31 de março de 2014, a capa, o nome e a data de lançamento do álbum foram revelados: Maximum Overload será lançado em 18 de agosto de 2014 no Reino Unido e no dia seguinte na América do Norte.[10] O vocalista e guitarrista da banda Trivium, Matt Heafy fará participações em algumas das faixas. Além disso, a banda fará um cover de "Ring of Fire", sucesso de Johnny Cash. Uma das novas faixas do álbum, "Defenders", foi disponibilizada no canal oficial da banda no YouTube.[10]

Estilo musical[editar | editar código-fonte]

Algumas características tornam o DragonForce uma banda difícil de se encaixar em qualquer rótulo, a começar pelos seus integrantes: três deles são egressos de bandas de black metal: os guitarristas Li e Totman fizeram parte do Demoniac, uma banda da Nova Zelândia, enquanto o baterista Dave Mackintosh gravou dois álbuns com os ingleses do Bal-Sagoth.

A música de DragonForce é caracterizada por rápidos solos de guitarra e teclado e letras fantasiosas. DragonForce pode ser classificado como uma banda de Extreme Power Metal e de Quest Metal(gênero musical referente a bandas de metal ou de algum subgênero do metal em que suas músicas possuam letras fantasiosas). Tanto Herman quanto Vadim usam sons de Video games em seus intrumentos. As letras são fantasiosas, cantadas em tons altos (mas nem sempre agudos); o baterista Dave toca com elementos da batida "metranca".

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Atuais
Ex-integrantes

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

DVD's[editar | editar código-fonte]

Até hoje, apenas um show foi filmado e lançado em DVD. Graspop Metal Meeting é o nome do festival em que a banda tocou diante o público de Dessel na Bélgica entre 23 e 25 de Julho no ano de 2006. Junto com outras bandas consagradas como: Whitesnake, Guns N' Roses, Helloween, e Motörhead, entre outros.

Videografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Grammy Awards[editar | editar código-fonte]

Dragonforce indicado para o 51st Grammy Awards

Em 2009, Dragonforce conseguiu sua primeira nomeação para o Grammy Award:

Referências

  1. The 51st Grammy Awards Nomination List (em em inglês). GRAMMY.com. Página visitada em 26 de dezembro de 2008.
  2. DragonForce nominated for Grammy award! (em em inglês). DragonForce.com (4 de dezembro de 2008). Página visitada em 26 de dezembro de 2008.
  3. DragonForce Perde Vocalista (em Português). Comunicado da Saída do Vocalista do DragonForce (09/03/2010). Página visitada em 09/03/2010.
  4. a b "DragonForce Confirm first live album ‘Twilight Dementia’ for September 13th 2010 release". Site oficial da banda (22/6/2010). Página visitada em 22/6/2010.
  5. DragonForce Reveal New Singer. DragonForce official website. Página visitada em 2 de março de 2011.
  6. Hynes, Ollie. "Dragonforce Announces New Singer, Marc Hudson, After Year-Long Search", 2 de março 2011.
  7. Interview with Herman Li. metaltraveller.com (Abril de 2012). Página visitada em 29 de maio de 2012.
  8. DRAGONFORCE REVEAL DETAILS OF NEW ALBUM. Dragonforce.com (2 de fevereriro de 2012). Página visitada em 19 de março de 2012.
  9. DragonForce in the studio. Fascination Street Studios. Página visitada em 30 de maio de 2013.
  10. a b EXCLUSIVE: Hear A Brand New Dragonforce Demo Featuring Trivium’s Matt Heafy!. Metal Hammer. Página visitada em 31 March 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre DragonForce
Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.