Aquiles Priester

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Fevereiro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Aquiles Priester
Aquiles Priester Cropped -Aquiles Priester El SALVADOR.jpg
Informação geral
Nome completo Aquiles Priester
Também conhecido(a) como Aquiles "Polvo" Priester
Nascimento 25 de junho de 1971 (43 anos)
País África do Sul
Gênero(s) Thrash metal
Heavy Metal
Metal melódico
Speed metal
Symphonic Metal
Power Metal
Progressive Metal
Metal Neoclássico
Power Metal Melódico
Instrumento(s) Bateria, Percussão, Vocal
Período em atividade 1987 – atualmente
Afiliação(ões) Hangar (banda)
Angra
Tritone
Freakeys
Di ' Anno
Spartacus
Pistys Sofhia
Infra Blue
Apocalipse Now
House Of Bones
Tony MacAlpine
/>Primal Fear
Página oficial AquilesPriester.com

Aquiles Priester (Otjo, 25 de junho de 1971) é um baterista sul-africano radicado no Brasil, conhecido pelo seu trabalho nas bandas Hangar (da qual é criador) e Angra (da qual fez parte entre 2000 e 2008).

Em 2010, foi convidado pela banda norte americana Dream Theater, juntamente com mais seis bateristas, para realizar testes a fim de ocupar o posto de baterista recém deixado por Mike Portnoy[1] . Porém, ela ficou com Mike Mangini.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Hangar[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 1997, Aquiles formou em Porto Alegre a sua principal banda, o Hangar, junto com o vocalista Michael Polchowicz, o baixista Felipe Trein e o guitarrista Cristiano Wortmann. Os quatro começaram tocando covers de Heavy Metal antes de montar um repertório. Com menos de um ano de existência, foram convidados a abrirem o show do Angra. Após o show, eles gravaram o primeiro álbum, Last Time, que foi lançado em maio de 1999. Durante os shows de divulgação do CD Last Time, começaram a aparecer as primeiras oportunidades para Aquiles tocar com outros artistas. A primeira surgiu por parte do Tritone, projeto instrumental composto por Edu Ardanuy (Dr. Sin), Frank Solari e Sérgio Buss (Solo/Steve Vai). Aquiles acompanhou os guitarristas nos shows de lançamento do álbum Just For Fun (And Maybe Some More Money...), que foi gravado com bateria eletrônica.

Em outubro de 2000, o Hangar tocou em São Paulo no Black Ops Bar. Após este show, Aquiles,com o tendão machucado, junto com outros músicos brasileiros, foi convidado para gravar um disco com o cantor Paul Di'Anno (ex-Iron Maiden). O álbum, intitulado Nomad, foi gravado em São Paulo e, poucos dias depois, os músicos seguiram em turnê pelo bares de Bom Clima (uau). Foi agendada uma turnê pelos Continentais.

Em 2001, o Hangar lançou seu segundo álbum, Inside Your Soul, já com novos membros, o guitarrista Eduardo Martinez e o baixista Nando Mello. Uma canção da antiga banda "Pistys Sophia" (na qual Aquiles tocou no início de sua carreira), originalmente intitulada "Legions", ganhou novo arranjo, sendo regravada e rebatizada como "Savior".

Seis anos depois, em 2007, a banda lançou The Reason of Your Conviction, um álbum conceitual cujas letras contam a história de um serial killer. O álbum marcou a entrada do vocalista Nando Fernandes, que substituiu Michael Polchowicz.

Angra[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 2000, Aquiles começou a ter contato com o Angra. Através de Edu Ardanuy, conheceu Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, guitarristas do Angra, que o convidaram para fazer um teste, devido ao cancelamento da turnê com o cantor Paul Di'Anno. Porém, Aquiles recusava-se a fazer um teste em outro setup de bateria que não fosse o seu, que estava em Porto Alegre devido a compromissos da banda. Kiko e Rafael disseram que também estavam testando outros bateristas e Aquiles declarou que eles poderiam fazer os testes, porém, não decidissem nada antes de vê-lo tocar. Os guitarristas do Angra decidiram esperar por Aquiles. Aquiles foi incumbido de criar o arranjo da canção "Running Alone". Depois de alguns dias arranjando outras músicas, Aquiles recebeu informalmente o convite para ser o novo baterista do Angra, substituindo Ricardo Confessori, que esteve na banda entre 1993 e 2000. Junto com Aquiles, também entraram o vocalista Eduardo Falaschi (substituindo André Matos, vocalista entre 1991 e 2000) e o baixista Felipe Andreoli (substituindo Luís Mariutti, baixista entre 1991 e 2000).

A nova formação do Angra gravou, em 2001, o álbum Rebirth, sob a produção do americano Dennis Ward. O disco foi acompanhado de uma turnê internacional que passou por vários países da Europa, pelo Japão e também pelos Estados Unidos e Canadá.

Durante a década de 2000, além do Angra, Aquiles realizou vários workshops de bateria. Um deles, realizado no auditório da Escola de Música & Tecnologia (EM&T), em São Paulo, foi gravado e lançado em DVD com o título Live in Concert: Inside My Drums, em 2004.

Ainda em 2004, é lançado o álbum Temple of Shadows do Angra.

Em 2006, o grupo lançou Aurora Consurgens. No mesmo ano, participou, com o baixista Felipe Andreoli, o guitarrista Eduardo Martinez (Hangar 8) e o tecladista Fábio Laguna do projeto Freakeys, um grupo de música instrumental fundado pelo tecladista.

Em 2008, Aquiles Priester deixa o posto de baterista do Angra por divergências com o guitarrista Rafael Bittencourt e o antigo empresário Toninho Pirani.[carece de fontes?]

2009 - 2014[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Aquiles se dedica integralmente ao Hangar, pelo qual lançou em 2009 o álbum Infallible, que marcou também a entrada do vocalista Humberto Sobrinho, que substitui Nando Fernandes. Em 2009, lançou um novo DVD solo, intitulado The Infallible Reason of My Freak Drumming, cujo repertório é baseado em canções dos álbuns The Reason of Your Conviction e Infallible (do Hangar), além de canções do Freakeys e solos.

Aquiles em 2010 e 2011 prosseguiu com a "Infallible Tour", turnê de divulgação do álbum Infallible, até que no segundo semestre de 2011, gravou um novo cd com o Hangar, o Acoustic, but Plugged In!, que oferece, além de 15 músicas da banda em uma nova roupagem, acústica, um novo vocalista, André Leite.

No final de 2011 Aquiles Priester tem sua perfomance ao vivo no Modern Drummer Festival 2011 lançada em dvd, sendo o primeiro baterista brasileiro que tenha arquivado tal feito até então.

Em 2012 o guitarrista e tecladista Tony MacAlpine convidou Aquiles Priester para integrar a sua banda durante as apresentações do NAMM Show, que ocorreu em janeiro, em Anaheim, Califórnia. Após as apresentações, foi anunciado que Aquiles Priester também integraria a banda de MacAlpine na Dream Mechanism Tour Europe, turnê de divulgação do último cd do guitarrista, que aconteceria durante fevereiro e março de 2012. Além disso, Aquiles Priester vem trabalhando em seus workshops por todo o Brasil e na produção do seu novo DVD solo que foi gravado no estúdio Mr.Som Estúdio em São Paulo com a Co-produção do vocalista do Korzus Marcello Pompeu, intitulado "Aquiles Priester's 100 TOP DRUM FILLS". Recentemente, Aquiles Priester foi apresentado como novo integrante da banda Midas Fate, uma versão instrumental de uma canção nova da banda chamada "Stillborn Reason" pode ser vista em seu site.

2014 - Primal Fear[editar | editar código-fonte]

No dia 09 de setembro de 2014 foi anunciada a entrada do baterista na banda Primal Fear. A noticia foi publicada no Facebook oficial da Banda com a mensagem "Official pronouncement!!! Yes it's true - ladies & gentlemen, please give a warm welcome to the new Primal Fear drummer - Mr. Aquiles Priester!

We're proud that such an amazing artist is joining our band and Aquiles will make his live debut with the band @ Knock Out Festival on Dec 20, 2014 in Karlsruhe, Germany"

"Sim, é verdade - senhoras e senhores, por favor, deem as boas-vindas ao novo baterista do Primal Fear - Sr. Aquiles Priester!

Estamos orgulhosos de que um artista incrível está se juntando a nós. Aquiles fará sua estreia ao vivo com a banda no Knock Out Festival em 20 de dezembro de 2014 em Karlsruhe, Alemanha'."

Com a entrada do baterista na banda, até o momento não foi declarado o futuro do mesmo com a Banda Hangar.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

  • 2004 - Live in Concert / Inside my Drums (DVD) - workshop de bateria
  • 2007 - Inside my PsychoBook (Método + CD) - Método com estudo de Dois Bumbos, Caixa, Chimbal e 2 Rides.
  • 2010 - The Infallible Reason of My Freak Drumming (DVD) - workshop de bateria, com exercícios e entrevista
  • 2011 - Biografia Oficial De Fã a Idolo (Livro) - Retrata sua trajetória como músico
  • 2013 - Top 100 Drum Fills (DVD) - Métodos de viradas baseadas em seus trabalhos
  • 2014 - The PsychOctopus Play Along (Método+CD) - 10 faixas do Hangar para praticar

com Angra[editar | editar código-fonte]

Freakeys[editar | editar código-fonte]

Hangar[editar | editar código-fonte]

Di'Anno[editar | editar código-fonte]

Noturnall[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Vídeo teaser no Facebook Facebook.com. Página visitada em 2011-07-18.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]