Liquid Tension Experiment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Liquid Tension Experiment
Liquid Tension Experiment ao vivo no Nearfest 2008 em Bethlehem, EUA. Da esquerda para a direita: Jordan Rudess, Tony Levin, Mike Portnoy e John Petrucci.
Informação geral
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) metal progressivo
jazz fusion
Período em atividade 1998 - 1999; 2008 (reunião)[1]
Gravadora(s) Magna Carta
Página oficial www.yesiknow.com/lte
Integrantes John Petrucci
Jordan Rudess
Mike Portnoy
Tony Levin

Liquid Tension Experiment é um projeto paralelo, iniciado em 1998, dos integrantes da banda Dream Theater com Mike Portnoy na bateria, John Petrucci na guitarra, Jordan Rudess (que na época da formação ainda não fazia parte do Dream Theater) nos teclados e com a participação de Tony Levin (membro do King Crimson e músico de estúdio de Peter Gabriel e John Lennon, entre outros) no baixo. Precursor do projeto, Mike Portnoy resolveu convidar músicos com grandes habilidades para compor o grupo. Escolheu Tony Levin por conhecer seus inúmeros trabalhos e Jordan Rudess por ser, como Portnoy mesmo disse, "um dos maiores talentos que conheci". Faltava um guitarrista... a esposa de Mike sugeriu que chamasse John Petrucci, uma vez que era um grande amigo e já tocavam juntos há anos. Com músicos de altíssima qualidade, estava montado o Liquid Tension Experiment. Foram lançados dois álbuns nesse projeto, o Liquid Tension Experiment 1 e o Liquid Tension Experiment 2.

Fizeram alguns concertos ao vivo em Nova Iorque, Filadélfia e Los Angeles.

Mike Portnoy em diversas entrevistas divulgou que não pretendem lançar um novo álbum, pois não faria sentido continuar com um projeto quando a maior parte dos integrantes são integrantes do Dream Theater. Entretanto, em comemoração aos dez anos do grupo em 2008, a banda se reuniu para alguns concertos.[1]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Live at NAMM Festival (Bootleg / Unauthorized)

Referências

  1. a b Traduzido por Marcel Bizinoto (13 de março de 2008). Liquid Tension Experiment em reunião de 10 anos Whiplash. Visitado em 15 de março de 2008.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Mike Portnoy: Liquid Drum Theater - video-aula lançada pelo baterista Mike Portnoy.
  • Freakeys - projeto instrumental brasileiro de metal progressivo, formado por integrantes da banda brasileira Angra e inspirado no Liquid Tension Experiment.
Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.