Edviges Isabel de Neuburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edviges Isabel
Condessa Palatina de Neuburgo
Princesa Sobieski
Edviges Isabel de Neuburgo
Princesa Consorte da Polónia
Reinado 28 de agosto de 1689
a 1 de novembro de 1700
Sucessora Maria Luísa de Saboia
 
Nascimento 18 de junho de 1673
  Castelo de Dusseldorf (Stadtschloss), Sacro Império Romano-Germânico
Morte 10 de agosto de 1722 (49 anos)
Marido Jaime Luís Sobieski
Casa Wittelsbach (por nascimento)
Sobieski (por casamento)
Pai Filipe Guilherme, Eleitor Palatino
Mãe Isabel Amália de Hesse-Darmstadt
Religião Catolicismo

Edviges Isabel de Neuburgo (em alemão: Hedwig Elisabeth Amelia von der Pfalz-Neuburg; 18 de julho de 1673 – 10 de agosto de 1722) era filha do Eleitor do Palatinado Filipe Guilherme, Duque do Palatinado-Neuburgo, de Berg e de Jülich, e de sua mulher, a Landegravina Isabel Amália de Hesse-Darmstadt.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Edviges Isabel nasceu no castelo de Dusseldórfia (Stadtschloss), sendo a décima quinta de dezassete filhos.

Entre as suas irmãs encontravam-se Leonor Madalena, Sacra Imperatriz, Maria Sofia, Rainha de Portugal e dos Algarves, Maria Ana, Rainha de Espanha e Doroteia Sofia, Duquesa de Parma.

Edviges Isabel casou com o príncipe Jaime Luís Sobieski, filho do rei João III da Polónia. O noivo tinha ficado noivo de Ludwika Karolina Radziwiłł mas como o casamento nunca se concretizara, Edviges Isabel e Jaime Luís acabaram por casar em 8 de fevereiro de 1691.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Deste casamento nasceram 6 filhos:

  1. Maria Leopoldina (Maria Leopoldyna) (30 de abril de 1693 – 12 de julho de 1695).
  2. Maria Casimira (Maria Kazimiera) (20 de janeiro de 1695 – 18 de maio de 1723), freira, o pai tentou casá-la, sem sucesso, com Carlos XII da Suécia;
  3. Maria Carolina (Maria Karolina), conhecida por Charlotte (25 de novembro de 1697 – 8 de maio de 1740) casou duas vezes: primeiro com Frederico Maurício Casimiro de La Tour d'Auvergne, sem descendência; e depois com o seu cunhado, Carlos Godofredo de La Tour d'Auvergne, com descendência.
  4. João (Jan) (21 de outubro de 1698 – julho de 1699).
  5. Maria Clementina (Maria Klementyna) (18 de julho de 1702 – 24 de janeiro de 1735),casou com Jaime Francisco Eduardo Stuart (1688–1766), filho do rei Jaime II da Inglaterra (1633–1701), com descendência.
  6. Maria Madalena (Maria Magdalena) (nascida e morta em 3 de agosto de 1704).

Ligações Genealogicas[editar | editar código-fonte]

Edviges Isabel era avó de Carlos Eduardo Stuart[1] (filho de Maria Clementina Sobieska) e avó de Godofredo (III) Carlos de La Tour de Auvérnia, duque soberano de Bulhão (filho de Maria Carolina Sobieska).

A sua irmã Leonor Madalena casara com o imperador Leopoldo I, pelo que Edviges Isabel foi tia do imperador Carlos VI, tia-avó de Maria Teresa da Áustria e tia-bisavó da rainha Maria Antonieta.

Curioso é o facto de ser duplamente tia-avó do rei José I de Portugal, uma vez que era tia de seu pai, o rei João V (filho de Maria Sofia de Neuburgo), e tia de sua mãe, a rainha Maria Ana (filha de Leonor Madalena de Neuburgo).

Foi tia-avó da famosa rainha Isabel Farnésio (filha de sua irmã Doroteia Sofia de Neuburgo).

Entre os seus sobrinhos encontravam-se também o imperador Carlos VII e Clemente Augusto da Baviera, Arcebispo-Eleitor de Colónia (ambos filhos de sua cunhada Teresa Cunegunda Sobieska).

Por fim, e através da sua neta Maria Luísa de La Tour de Auvérnia (filha de Charlotte), de si descendem os Príncipes de Guéméné, pretendentes ao Ducado de Bulhão.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. conhecido em língua inglesa por the young pretender (o jovem pretendente)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Karl Adam Müller: Vaterländische bilder: oder Geschichte und beschreibung sämmtlicher burgen und ritterschlösser Schlesiens beider antheile und der grafschaft Glatz, C. Flemming, 1844.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]