El Scorcho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"El Scorcho"
El Scorcho
Single de Weezer
do álbum Pinkerton
Lado B "You Gave Your Love to Me Softly"
"Devotion"
Lançamento 24 de setembro de 1996 (1996-09-24)
Formato(s) CD, Cassete, Vinil 7"
Gravação Primavera de 1996 nos Sound City Studios
Van Nuys, Califórnia, EUA Estados Unidos
Gênero(s) Rock Alternativo, Power Pop, Emo
Duração 4:03
Gravadora(s) DGC Records Estados Unidos
Composição Rivers Cuomo
Letrista(s) Rivers Cuomo
Produção Weezer
Cronologia de singles de Weezer
"Say It Ain't So"
(1995)
"The Good Life"
(1996)

"El Scorcho" é uma música da banda americana de rock alternativo Weezer, lançada em 1996 como primeiro single do seu segundo álbum, Pinkerton. O single foi lançado a 24 de Setembro de 1996, com o vídeo musical a apresentar a banda a tocar num espaço velho em Los Angeles (como é revelado no DVD dos Weezer Video Capture Device), cercado por dispositivos luminosos de origem diversa, piscando com o ritmo da música. O nome da música terá supostamente vindo de um pacote de molho picante do restaurante Del Taco, chamado "Del Scorcho".[1]

A música foi de algum modo um single pouco convencional da banda, apresentando acordos lentos e soltos, contribuições vocais improvisadas de todos os membros da banda, mudanças bruscas para tempos duplos e um estilo musical diferente para a transição. A faixa fracassou comercialmente; várias estações de rádio recusaram-se a passar a música e o vídeo foi desprezado pela MTV. Esta foi considerada como uma das causas para o fracasso comercial inicial do álbum.

Apesar de tudo, a música foi extremamente popular na Austrália e atingiu o 9.º lugar na tabela Triple J Hottest 100, uma recolha nacional conduzida pela estação de rock alternativo Triple J para as músicas alternativas mais populares do ano. Foi subsequentemente lançada em 1996 na Triple J Hottest 100 Compilation.

A música está disponível como faixa para descarregamento na série de jogos Rock Band.

Inspiração[editar | editar código-fonte]

Rivers Cuomo mencionou numa entrevista em 2006 ao jornal da Universidade de Harvard, The Crimson, que os versos que referiam "Cio-Cio San" e "watching Grunge leg-drop New Jack" foram na realidade retirados de uma composição de um colega seu em Harvard numa aula de Redacção Expositiva. A letra impressa da música identifica estes dois versos como citação, através da inclusão de aspas.

O verdadeiro significado de "watchinh Grunge leg-drop New Jack through a press table" encontra-se associado a uma referência ao lutador da ECW Johnny Grunge a efectuar um leg drop a New Jack através de uma mesa, referindo possivelmente uma fotografia de Grunge a lutar com New Jack que foi publicada na Pro Wrestling Illustrated.[2] Notavelmente, Johnny Grunge fazia parte de uma equipa conhecida como "The Public Enemy", uma conexão com a citação "I'm the epitome/of Public Enemy" feita no início da música.

Vídeo Musical[editar | editar código-fonte]

Para o single, Rivers Cuomo recusou-se a fazer qualquer vídeo do tipo de "Buddy Holly", explicando,

O vídeo final apresenta a banda a tocar numa sala de assembleia em Los Angeles, cercada por dispositivos luminosos de origem diversa, piscando ao ritmo da música.[4] No início do vídeo, um letreiro em néon dispõe a palavra "Weerez", enquanto que no final se pode ler "Weezer". O vídeo estreou-se no programa da MTV chamado 120 Minutes e recebeu uma transmissão moderada no canal.[3] Mark Romanek realizou o vídeo.

Lista de Faixas[editar | editar código-fonte]

Disco Vinil 7" Single Reino Unido/CD Reino Unido #1

N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "El Scorcho"  Rivers Cuomo 4:03
2. "You Gave Your Love to Me Softly"  Rivers Cuomo 1:57
CD Reino Unido #2
N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "El Scorcho"  Rivers Cuomo 4:03
2. "You Gave Your Love to Me Softly"  Rivers Cuomo 1:57
3. "Devotion"  Rivers Cuomo 3:11

Posições nas tabelas[editar | editar código-fonte]