Saltar para o conteúdo

Dolores O'Riordan: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 13: Linha 13:
|atividade = [[Cantora]] e [[Compositora]]
|atividade = [[Cantora]] e [[Compositora]]
|instrumento = [[Vocal]], [[Guitarra]],[[Piccolo]], [[Flauta]], [[Piano]], [[Baixo]], [[Violão]]
|instrumento = [[Vocal]], [[Guitarra]],[[Piccolo]], [[Flauta]], [[Piano]], [[Baixo]], [[Violão]]
|Estensão Vocal. Contralto
|modelos = <!-- Modelos favoritos do instrumento -->
|modelos = <!-- Modelos favoritos do instrumento -->
|gênero = [[Alternative Rock]]
|Extensão Vocal = [[Alternative Rock]]
|afiliações = [[The Cranberries]]
|afiliações = [[The Cranberries]]
|website = [http://www.doloresoriordan.ie/ Doloresoriordan.ie]
|website = [http://www.doloresoriordan.ie/ Doloresoriordan.ie]

Revisão das 18h49min de 24 de março de 2016

Dolores O'Riordan
Informação geral
Nome completo Dolores Mary Eileen O'Riordan Burton
Nascimento 6 de setembro de 1971 (52 anos)
Origem Limerick
País Irlanda
Instrumento(s) Vocal, Guitarra,Piccolo, Flauta, Piano, Baixo, Violão
Período em atividade Cantora e Compositora
Afiliação(ões) The Cranberries
Página oficial Doloresoriordan.ie
Dolores O'Riordan em Barcelona em 2010.

Dolores Mary Eileen O'Riordan Burton (Limerick, 6 de setembro de 1971), mais conhecida como Dolores O'Riordan, é uma cantora irlandesa. É a vocalista da banda The Cranberries, a quem deu notoriedade, embora tenha estado fora da banda entre 2003 e 2009. É mãe de três filhos (Taylor, nascido em 11 de novembro de 1997, Molly, nascida a 27 de janeiro de 2001 e Dakota Rain, a 10 de abril de 2005) e tem ainda um enteado, filho do primeiro casamento de Don Burton, seu marido desde 1994.

1º CD & Turnê

Em Março de 2007 lançou o álbum "Are You Listening?" pela Sanctuary Records atingindo um total de mais de 650 mil cópias ao redor do mundo e ganhando o "European Breaking Borders Award", prêmio concedido pela União Europeia com o intuito de incentivar a produção cultural do continente. O troféu é concedido a dez músicos em ascensão cujo primeiro trabalho tenha tido boas vendas fora do seu país de origem.[1]

Durante o ano de 2007 Dolores saiu em uma grandiosa turnê ao redor do mundo passando principalmente por países onde nunca esteve com o The Cranberries. Utilizando o slogan "A Voz do The Cranberries" Dolores atraiu milhares de pessoas em shows intimistas e em locais de menor capacidade (diferente dos estádios e arenas onde a banda costumava tocar).

Totalizando 71 shows entre turnê e eventos promocionais, Dolores chamou a atenção do público e da crítica por reviver os antigos sucessos do The Cranberries misturados às músicas do seu álbum solo. Com cabelo comprido e ótima forma física a cantora encantou ao demonstrar um vigor extraordinário pulando e correndo no palco além da proximidade com os fãs. Com a maioria dos concertos esgotados o destaque ficou por conta do show em Santiago, Chile, onde o espetáculo[2] foi tão esperado que esgotou os ingressos e deixou centenas de pessoas do lado de fora do Teatro Caupolicán.

No Baggage (2009)

Após a extensa turnê do álbum “Are You Listening?”, Dolores decidiu tirar um longo período de férias para curtir os filhos e iniciar todo o processo de gravação de um novo CD. Para tanto, contratou um time formado por assessores de comunicação, gerentes de sites, músicos, empresários e publicitários para modificar todos os seus meios de contato com o público.

Em meados de Maio de 2008 mensagens começaram a ser divulgadas no seu MySpace indicando que a cantora estava em casa e preparando grandes surpresas; estas, meses depois, viriam a ser reveladas como um novo sítio oficial que contém salas de bate-papo, fóruns, comunidades de fãs de cada continente, fotos pessoais de Dolores, rádio, notícias exclusivas, vídeos, datas de tour, loja, possibilidade de postar fotos diversas e, principalmente, manter contato com o time que a assessora.

No dia 1º de Janeiro de 2009 o site entrou no ar e, como primeira notícia, foi divulgado o título do segundo álbum solo de Dolores e suas respectivas músicas, sendo que na área das comunidades era possível escutar previamente 4 novas músicas.

O álbum, intitulado No Baggage, foi lançado a 21 de agosto de 2009 na Irlanda (e, no mesmo mês e ano, a 24 no resto da Europa e a 25 na América do Norte). A 25 de agosto de 2009 a cantora assumiu que a banda The Cranberries voltaria a existir depois da promoção do seu disco a solo.

Outros

No dia 9 de janeiro de 2009, Dolores foi indicada como Patrono Honorária da University Philosophical Society, do Trinity College em Dublin, Irlanda, título concedido pela instituição às pessoas que buscam divulgar e preservar a cultura irlandesa através da política, economia, literatura, comunicação ou artes. Na ocasião, Dolores concedeu uma entrevista em frente a 300 convidados e, para alegria e surpresa dos fãs, tocou com dois de seus antigos companheiros do The Cranberries: Mike e Noel Hogan.[3]

Em 10 de novembro de 2014, Dolores O'Riordan, foi detida depois de, alegadamente, ter atacado uma hospedeira durante um voo entre Nova Iorque e a Irlanda.[4]

Referências