Eugene Fama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eugene Fama Medalha Nobel
Economista Financeiro
Eugene Fama (esquerda) sendo premiado com a Morgan Stanley-American Finance Association Award
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 13 de Fevereiro de 1939 (75 anos)
Local Boston
Atividade
Campo(s) Economista Financeiro
Alma mater Universidade de Chicago
Tese 1964: The Distribution of the Daily Difference of the Logarithm of Stock Prices
Orientador(es) Benoît Mandelbrot
Prêmio(s) Nobel prize medal.svg Prémio de Ciências Económicas (2013)

Eugene "Gene" Francis Fama (Boston, 13 de Fevereiro de 1939) é um economista dos Estados Unidos. Conhecido pela suas contribuições teóricas e empíricas em teoria do portfólio e precificação de ativos. Foi laureado com o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 2013, juntamente com Lars Peter Hansen e Robert Shiller.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Fama obteve o seu curso de licenciatura na França pela Universidade Tufts, em 1960 e seu MBA e doutorado na Booth School of Business da Universidade de Chicago em economia e finanças; seu orientador de doutoramento foi Benoît Mandelbrot.[2] Ele passou toda a sua carreira docente na Universidade de Chicago.

Sua tese de doutorado, que concluiu que os movimentos do preço das ações são imprevisíveis e seguem um passeio aleatório, foi publicada na edição de janeiro de 1965 do Journal of Business, intitulado "O Comportamento dos Preços de Ações" (The Behavior of Stock Market Prices). Esse trabalho foi posteriormente reescrito em um artigo menos técnico, "Random Walks nos preços do mercado de ações" (Random Walks In Stock Market Prices) [3] , que foi publicado no Financial Analysts Journal em 1965 e Institutional Investor, em 1968.

Seu artigo "O ajustamento dos preços das ações à nova informação" (The Adjustment of Stock Prices to New Information), no International Economic Review, 1969 (com vários co-autores), foi o primeiro estudo de evento que procurou analisar como as cotações de ações respondem a um evento, utilizando os dados do então recentemente criado base de dados CRSP (Center for Research in Securities Prices).[4]

Hipótese do mercado eficiente[editar | editar código-fonte]

Fama é frequentemente visto como o pai da hipótese do mercado eficiente, que começa com a sua tese de doutoramento. Em um artigo influente da edição de maio de 1970 do Journal of Finance, intitulado Efficient Capital Markets: A Review of Theory and Empirical Work, Fama propõe dois conceitos essenciais que têm definido a conversa sobre a eficiência dos mercados desde então. Primeiro, Fama identifica três tipos de eficiência: (i) forte-forma; (ii) forma semiforte, e (iii) eficiência fraca . Em segundo lugar, Fama demonstrou que a noção de eficiência do mercado não poderia ser rejeitada sem acompanhar a rejeição de um modelo de equilíbrio do mercado (i.e., um mecanismo de fixação de preços). Este conceito, conhecido como o problema da hipótese conjunta.

Modelo de três fatores de Fama-French[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos, Fama tornou-se controverso novamente, devido a uma série de trabalhos, co-escritos com Kenneth French, que lançou dúvidas sobre a validade do Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (Capital Asset Pricing Model (CAPM)), que postula que o beta de um ativo sozinho deveria explicar o seu retorno médio. Estes artigos descrevem dois fatores além do beta que podem explicar as diferenças no retorno dos ativos: capitalização de mercado e "valor". Eles também oferecem evidências de que uma variedade de comportamentos nos retornos médios, muitas vezes rotulados como "anomalias" em trabalhos anteriores, podem ser explicados com o seu modelo de três fatores.

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Fama foi coautor do texto The Theory of Finance com o galardoado com o Prémio de Ciências Económicas Merton H. Miller.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • The Theory of Finance (with Merton Miller). (Holt, Rinehart and Winston, 1972). [2]Links para a página de Eugene Fama.

Referências

  1. The Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel 2013 (em inglês)
  2. Eugene Fama em Mathematics Genealogy Project
  3. Fama, Eugene F.. (September/October 1965). "Random Walks In Stock Market Prices". Financial Analysts Journal 21 (5): 55–59 pp.. DOI:10.2469/faj.v21.n5.55.
  4. [1] About CRSP

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Alvin Roth e Lloyd Shapley
Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel
2013
com Lars Peter Hansen e Robert Shiller
Sucedido por