Christopher Pissarides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Christopher Pissarides Medalha Nobel
Economia do trabalho, teoria do ajuste
Nacionalidade  Chipre
 Reino Unido
Nascimento 20 de fevereiro de 1948 (66 anos)
Atividade
Campo(s) Economia do trabalho, teoria do ajuste
Instituições London School of Economics
Alma mater Universidade de Essex
London School of Economics
Prêmio(s) Nobel prize medal.svg Nobel de Economia (2010)


Christopher Antoniou Pissarides (em grego: Χριστόφορος Αντωνίου Πισσαρίδης, nascido em 20 de fevereiro de 1948) é um economista cipriota de nacionalidade britânica. Seu maior interesse de pesquisa é na área da macroeconomia, especialmente a economia do trabalho, o estudo do crescimento econômico e da política econômica. Pissarides recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2010, junto a Dale Mortensen e Peter Diamond, por "sua análise dos mercados com fricções de procura".[1]

Pissarides é conhecido, principalmente, por sua contribuição à teoria do ajuste, e por estudar as relações entre o mercado de trabalho e a macroeconomia. Ele ajudou a desenvolver a função de ajuste (explicando as derivações do desemprego para o emprego numa determinada época), e foi um dos pioneiros em sua estimação.

Mais recentemente, Pissarides trabalhou no estudo das mudanças estruturais e do crescimento econômico.

O artigo científico mais influente de Pissarides é "Job Creation and Job Destruction in the Theory of Unemployment" (com Dale Mortensen), publicado na revista Review of Economic Studies em 1994. Esse trabalho desenvolveu as contribuições individuais que Mortensen e Pissarides haviam feito nas duas décadas anteriores.

O modelo Mortensen-Pissarides, resultante desse artigo, tornou-se excepcionalmente influente na macroeconomia moderna, e é, na atualidade, parte do currículo da maioria dos cursos de pós-graduação em Economia.

O livro "Equilibrium Unemployment Theory", de Pissarides, é uma referência na literatura macroeconômica do desemprego, está na sua segunda edição, e foi revisado após a colaboração de Pissarides e Mortensen, resultando na análise da geração e da destruição endógenas do emprego.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Elinor Ostrom e Oliver Williamson
Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel
2010
com Peter Diamond e Dale Mortensen
Sucedido por
Thomas Sargent e Christopher Sims



O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Christopher Pissarides