Europa Jupiter System Mission

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conceito artístico da Europa Jupiter System Mission: a Jupiter Europa Orbiter (topo) e a Jupiter Ganymede Orbiter (abaixo).

A Europa Jupiter System Mission é uma proposta missão espacial, a ser criada em conjunto pela ESA e da NASA, planejada para ser lançada em torno de 2020, com o objetivo primário de explorar os satélites de Júpiter, com foco em Europa, Ganímedes e a magnetosfera jupiteriana. A ESA e a NASA deram esta missão prioridade sobre a Titan Saturn System Mission.[1] [2] A contribuição da ESA ainda enfrenta competição por fundos por parte de outras missões espaciais, a Laser Interferometer Space Antenna e a International X-ray Observatory, visto que a ESA escolherá continuar o financiamento de apenas uma destas espaçonaves, em 2013.[3] A base da missão é composta por duas sondas espaciais, a Jupiter Europa Orbiter e a Jupiter Ganymede Orbiter.

Referências

  1. NASA and ESA Prioritize Outer Planet Missions
  2. Rincon, Paul Jupiter in space agencies' sights, BBC News (2009-02-18)
  3. OPF Study Team (2008-08-28). Outer Planet Flagship Mission: Briefing to the OPAG Steering Committee Outer Planets Assessment Group. Página visitada em 2008-10-14.
Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.