FEZ (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FEZ
Desenvolvedora Polytron Corporation
Publicadora(s) Microsoft Studios
Trapdoor
Diretor Phil Fish
Compositor(es) Rich Vreeland (Disasterpeace)
Plataforma(s) Xbox 360 (via XBLA)
Microsoft Windows (via Steam)
Ouya
Sony PlayStation 3
Data(s) de lançamento 13 de abril de 2012
(Xbox 360)
1 de Maio de 2013
(Windows)
Gênero(s) Puzzle/Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Classificação Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Mídia Digital

FEZ é um jogo eletrônico de quebra-cabeça em plataforma desenvolvido pela desenvolvedora independente Polytron Corporation. O jogo foi anunciado inicialmente pelo seu criador, Phil Fish na TIGSource.com em 17 de julho de 2007.[1] Mais tarde foi anunciado que o jogo estaria disponível através da Xbox Live Arcade no início de 2010 porém, foi adiado.[2] O jogo foi lançado em 13 de abril de 2012 para a Xbox Live Arcade.[3] Outras plataformas estão considerando seu lançamento em 2013.[4] Phil Fish e o estágio final de desenvolvimento de FEZ figuram no filme Indie Game: The Movie. Phill confirmou que o jogo será lançado para a plataforma Windows pelo Steam no dia 1 de Maio de 2013, o jogo também vai ser portado para MacOSX e Linux, as datas ainda não foram citadas. Atualmente, Phill está conversando com a Sony para lançar o jogo para a plataforma PlayStation 3 e PSVita pela PlayStation Network. Segundo ele mesmo, o jogo não será lançado para Nintendo 3DS

História[editar | editar código-fonte]

No jogo, a trama gira em torno de Gomez, um personagem bidimensional que vive em um mundo 2D plano, certo dia, Gomez encontra um misterioso cubo chamado "Hexahedron" e logo em seguida Gomez recebe um chapéu Fez no qual lhe permite ver um mundo tridimencional a sua volta. Assim que Gomez começa a explorar sua nova habilidade, os hexaedro repente de divide em 32 pedaço e explode, fazendo com que o mundo ao seu redor a falha (e reincie como um computador antigo). Depois do jogo reiniciar, Gomez acorda e descobre que ele agora pode explorar o seu mundo em três dimensões. Em seguida, um hipercubo flutuante explica que ele tem de recolher os fragmentos do Hexahedron, que foram espalhados por todo o mundo, antes que o mundo seja dividido.

Referências

  1. Fish, Phil (2 de julho de 2009). FEZ IS COMING TO XBOX LIVE ARCADE EARLY 2010. Polytron Corporation. Página visitada em 7 de agosto de 2011.
  2. Fish, Phil (2 de julho de 2009). FEZ. Polytron Corporation. Página visitada em 27 de fevereiro de 2012.
  3. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas releasedate
  4. Revore, Jordan (31 de dezembro de 2012). Fez will be ported to other platforms, says Polytron (em inglês). Destructoid. Página visitada em 31 de dezembro de 2012.