Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo
Universidade Universidade de São Paulo
Fundação 2007
Tipo de Instituição Unidade de ensino, pesquisa e extensão
Professores 39
Graduação 500
Pós-graduação 30
Localização Ribeirão Preto, SP Brasil
Campus Cidade Universitária de Ribeirão Preto
Site www.direitorp.usp.br

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto é uma unidade da Universidade de São Paulo, localizada na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, cujas principais atividades são o ensino e a pesquisa na área do Direito.

História[editar | editar código-fonte]

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto foi criada no dia 27 de março de 2007, conforme Resolução 5394, de 28.03.07, publicada no D.O.E. de 30.03.2007. Suas atividades didáticas tiveram início em 2008, com o ingresso da primeira turma da Faculdade de Direito em Ribeirão Preto. Em 2009, iniciaram-se as aulas de sua segunda turma. Desde 1993 vinha sendo trabalhada a proposta de criação de um curso de Direito no campus da USP em Ribeirão Preto, proposta esta efetivada em 2008.

Seu primeiro diretor "pro tempore" foi Antonio Junqueira de Azevedo, ex-diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Com seu falecimento, assume o vice-diretor Ignácio Poveda, também Professor Titular da Academia irmã.

Diretores:

Departamentos[editar | editar código-fonte]

As atividades da FDRP dividem-se em três departamentos:

  • Departamento de Direito Público (DDP)
  • Departamento de Direito Privado e Processual (DPP)
  • Departamento de Filosofia e Disciplinas Básicas (DFB)

Centro Acadêmico e Associação Atlética Acadêmica[editar | editar código-fonte]

  • Centro Acadêmico Antônio Junqueira de Azevedo:

Órgão representativo dos alunos da FDRP, Iniciou suas atividades ao final de 2009. Seu nome é em homenagem ao primeiro Diretor da faculdade, cujo falecimento se deu ao final de 2009. Dentre as atividades desenvolvidas há o curso de línguas, ciclos de palestras, Semana do Advogado e o jornal da faculdade.

O Centro Acadêmico encontra-se atualmente em sua sexta gestão, estando na segunda gestão de posicionamento declaradamente de esquerda e tendo pela segunda vez uma presidente.

  • Associação Atlética Acadêmica Casa Sete

Iniciou suas atividades no mesmo ano do Centro Acadêmico. Suas cores são o bordô e o dourado. Participou como convidada dos Jogos Jurídicos Paranaenses em 2010 e do CaipirUSP do mesmo ano. Seu nome advém da nomenclatura de uma das "casas" do Campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, na qual a administração e o serviço de graduação da FDRP foram sitiados de 2008 a 2010. É integrante da Liga das Atléticas da USP Ribeirão Preto (LAURP) e membro da Comissão Organizadora das seguintes competições:

    • Jogos Jurídicos Estaduais - São Paulo - principal competição entre cursos de Direito do estado, realizada anualmente no primeiro semestre;
    • CaipirUSP - jogos entre as Atléticas dos campi da USP no interior, realizados anualmente no segundo semestre;
    • Taça LAURP - torneio realizado pela Liga das Atléticas da USP Ribeirão Preto, realizado anualmente no primeiro semestre;
    • Intracampus - torneio disputado entre as Atléticas da USP Ribeirão Preto, realizado anualmente no segundo semestre;
    • Intrabixos - torneio realizado entre os alunos ingressantes nas faculdades das Atléticas membro da LAURP

A Coroa de Louros[editar | editar código-fonte]

É tradição no campus da USP Ribeirão Preto que os alunos ingressantes usem um adereço representativo de seu curso de fevereiro a maio. No caso do Direito, o adereço empregado é uma coroa de louros, em que é escrito o apelido recebido pelo aluno. O uso da coroa simboliza a conquista de ser aprovado na FDRP/USP e é motivo de orgulho entre a grande maioria dos alunos do curso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]