Felicja Blumental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Felicja Blumental
Felicja Blumental
Nascimento 28 de dezembro de 1908
Varsóvia
Morte 31 de dezembro de 1991 (83 anos)
Tel Aviv
Cidadania Brasil, Polónia
Alma mater
  • Universidade de Música Fryderyk Chopin
Ocupação pianista, cravista
Instrumento piano, cravo

Felicja Blumental (Varsóvia, 28 de dezembro de 1908 - Tel Aviv, 31 de dezembro de 1991) foi uma pianista e compositora polonesa naturalizada brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Felicja Blumental foi a filha de um violinista e iniciou-se no piano aos cinco anos e tocou pela primeira vez em um concerto aos dez anos. Ela entrou no Conservatório de Varsóvia, onde teve aulas de piano com Zbigniew Drzewiecki (o fundador do Concurso de Chopin ) e Josef Goldberg. Ela também estudou composição com Karol Szymanowski. Mais tarde, na Suíça, estudou com Józef Turczyński. Antes da guerra, ela fez sua estréia internacional [1] .

Em 1938, com seu marido, Markus Mizne, ela fugiu primeiro para Nice, em seguida, em 1942, ela emigrou para os Estados Unidos e se mudou para o Brasil. Em 1954, Villa-Lobos dedicou a ela o concerto para piano N. 5, que estreou em Londres no Royal Festival Hall, com a London Philharmonic sob a regência de Jean Martinon. Ela então tocou sob a direção do compositor em Cleveland e Atlanta, depois em Viena e Paris. No início dos anos 1960, ela se especializou em autores menos tradicionais: Ries, Paderewski, Czerny, Kozeluch, Hummel, Clementi e Field . Ela também tocou a versão para piano do concerto para violino de Beethoven.[1]

É dedicada a ela a obra de Penderecki Partita para cravo e orquestra (1972). [1]

Sua produção foi gravada em diversos discos, incluindo para selos como Vox]/Turnabout, Everest, Dureco, RCA]/Unicorn, EMI] e Decca.

Homenagem[editar | editar código-fonte]

Centro de Música Felicja-Blumental em Tel Aviv.

A Rua Bialik, em Tel Aviv, abriga o Centro de Música Felicja Blumental, onde o Festival Internacional Felicja Blumental é realizado.

Referências

  1. a b c Pâris 2004, p. 95.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Alain Pâris , Paris, Laffont, coll. « Bouquins », 2004, 1278 p.(ISBN 2221080645, OCLC 901287624), p. 95.