Felipe Mendes de Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Felipe Mendes
Deputado federal  Piauí
Período de governo 1987-1991, 1995-1999
Vice-governador  Piauí
Período de governo 2001-2003
Vida
Nascimento 19 de abril de 1949 (65 anos)
Simplício Mendes
Dados pessoais
Cônjuge Lindalva Mendes
Partido PDS, PPR, PPB
Profissão economista

Felipe Mendes de Oliveira (Simplício Mendes, 19 de abril de 1949) é um economista e político brasileiro. Foi eleito deputado federal por duas vezes e foi vice-governador do Piauí entre 2001 e 2003.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Joaquim Mendes de Oliveira e Isabel Elisa de Oliveira é formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará com pós-graduação em Consultoria Industrial junto à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Nomeado secretário de Fazenda pelo governador Dirceu Arcoverde que logo lhe confiaria a cargo de secretário de Planejamento, posto que manteria durante o governo Lucídio Portela.

Pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Piauí e assessor da SUDENE nos anos que se seguiram, foi eleito deputado federal em 1986 pela legenda do PDS e primeiro suplente de deputado federal em 1990, sendo convocado a exercer o mandato quando Átila Lira exerceu o cargo de secretário de Educação durante o governo Freitas Neto.

Eleito para o seu segundo mandato de deputado federal pelo PPR em 1994, foi candidato a vice-governador do Piauí pelo PPB em 1998, como companheiro de chapa de Hugo Napoleão pela coligação Avança Piauí. Derrotada em segundo turno por uma estreita margem de votos, a chapa ascendeu ao poder após a cassação do governador Mão Santa e do vice-governador Osmar Júnior em 6 de novembro de 2001, sendo empossados Hugo Napoleão e Felipe Mendes no dia 19 do referido mês. Candidato a deputado estadual em 2002, obteve uma suplência. Foi Secretário Municipal de Finanças de Teresina na administração do prefeito Sílvio Mendes.

Fontes de pesquisa[editar | editar código-fonte]

SANTOS, José Lopes dos. Política e Políticos: Eleições 86. Vol. II. Teresina, Gráfica Mendes, 1988.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Osmar Júnior
Vice-governador do Piauí
20012003
Sucedido por
Osmar Júnior
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.