Fernando Machado de Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernando Machado
Fernando Machado de Sousa
Coronel Fernando Machado de Souza.
Nome completo Fernando Machado de Sousa
Dados pessoais
Nascimento 11 de janeiro de 1822
Desterro, Brasil
Morte 6 de dezembro de 1868 (46 anos)
Arroio Itororó
Nacionalidade brasileira
Vida militar

Fernando Machado de Sousa (Desterro, 11 de janeiro de 1822Arroio Itororó, 6 de dezembro de 1868) foi um militar brasileiro.

Filho de Manuel Machado de Sousa e de Josefa Bernardina Borges, casou-se com Angélica Rosa Magalhães Fontoura.[1]

Estátua de Fernando Machado, Florianópolis, Brasil.

Ingressou na carreira militar, com 15 anos, como 1º cadete do Corpo Provisório do Desterro. Combateu os farroupilhas em Laguna e no Rio Grande do Sul.

Foi promovido sucessivamente. Exerceu vários comandos importantes no Paraná, na Bahia, em Pernambuco, em Alagoas e no Rio Grande do Sul, e também foi comandado por Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Já como coronel, lutou em várias batalhas na Guerra do Paraguai, entre elas Curuzu, Passo da Pátria, Tuiuti, Potreiro Pires, Linha Sauce, Curupaiti e na Passagem de Humaitá.

Morte do Coronel Fernando Machado na Batalha de Itororó.

Comandou a 5ª Brigada da Infantaria na Batalha de Itororó, onde durante os combates para tomar a ponte sobre o Arroio Itororó foi mortalmente ferido.

A rua em que nasceu hoje leva o seu nome, assim como uma praça na cidade de Florianópolis, inaugurada em 1917.[2] Em Porto Alegre também foi homenageado, em 1870, com nome de rua, antes chamada de Rua do Arvoredo. O 63° Batalhão de Infantaria do Exército, sediado em Florianópolis leva o seu nome. Uma das principais Avenidas da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, foi batizada com o nome de Fernando Machado.

As cartas que escreveu para a esposa durante a guerra foram editadas na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, em 1913 e 1914.

Referências

  1. http://br.geocities.com/genealogia_arquivos_2/pafg111.htm#5250
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 22 de abril de 2009. Arquivado do original em 21 de fevereiro de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.