Fernando Pinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fernando Abs da Cruz Souza Pinto (Rio Grande do Sul, 12 de junho de 1949) é um empresário e engenheiro brasileiro, foi nomeado Director Executivo da TAP Portugal em outubro 2000.[1]

Foi Presidente e CEO da Varig SA entre 1996 e 2000, em meio à crise financeira após a abertura da economia do mercado brasileiro dos anos 1990. Durante seu mandato, modernizou o setor de reservas de passagens aéreas, transformando-o numa central de vendas e na principal porta de entrada dos clientes. Também durante seu mandato, inseriu a Varig na Star Alliance.

Fernando Pinto possui uma licenciatura em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É piloto particular, fundador da primeira fábrica de aeronaves ligeiras no Brasil (Microleve Com. e lnd. Ltda.) e é também o President da AEA – Associação de Companhias Aéreas Europeias.[2] Durante seus serviços para a TAP Portugal, usou a localização geográfica de Portugal na ponta mais a sudoeste da Europa para intensificar as ligações do continente europeu com a América Latina, especialmente Brasil e África.[3] Antes de Fernando Pinto juntou-se a TAP, a transportadora tinha apenas 18 vôos semanais para o Brasil. Agora tem 70 freqüências semanais para 10 aeroportos brasileiros e também tem cerca de 70 freqüências semanais para 13 destinos africanos.[4]

Fernando Pinto quer deixar a liderança da companhia aérea no final deste mandado, em 2014.[5]

Referências

  1. Fernando Pinto. Star Alliance.
  2. 2012 Presidents’ Committee Pagina oficial da AEA, recuperado 26 de julho 2012 (en)
  3. TAP Portugal’s privatisation is moving slowly as potential bidders keep their interest subdued CAPA Centre for Aviation Online, 18 de julho 2012 (en)
  4. TAP Portugal’s privatisation is moving slowly as potential bidders keep their interest subdued CAPA Centre for Aviation Online, 18 de julho 2012 (en)
  5. Fernando Pinto sai da TAP no final do mandato DN Online, 10 de março 2010