Festival Internacional de Cinema de Cartagena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Festival01.jpg

O Festival Internacional de Cinema de Cartagena (Colômbia) é um festival cinematográfico de caráter internacional que se leva a cabo desde o ano 1960 na cidade de Cartagena das Índias ao norte do país. É o festival cinematográfico mais antigo de América Latina.

O criador e diretor do festival foi o empresário cultural Víctor Nieto Nuñez que faleceu em novembro de 2008.

O festival se realiza anualmente pela Corporação festival de cinema de Cartagena, outorgando a estatua denominada Índia Catarina ao melhor do cinema Ibero-americano sendo o único festival da região que ostenta o caráter competitivo especializado para o cine ibero-americano, condição que lhe foi outorgada pe a Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF).

Características[editar | editar código-fonte]

O festival interessa-se por promover Cartagena como um destino turístico a nível internacional.

No festival se exibem arredor de 150 obras audiovisuais: 40 longas-metragens, 30 curtas-metragens e 80 vídeos internacionais, (de acordo com os dados aportados pelo festival para sua edição de 2007), os ganhadores são eleitos por um júri internacional.

O festival também realiza premiações especiais para o cinema e a Televisão de Colômbia, esta última se realiza desde 1984 e no ano 2007 aumento o número de categorias premiadas em 19. Também conta com uma competência de curtas-metragens ibero-americanos e vídeo de jovens criadores colombianos.

A premiação do festival é transmitida pelo Canal RCN a quem dá maior relevância em sua transmissão a premiação de programas de televisão.

Critérios de seleção[editar | editar código-fonte]

Escritório do festival, no centro histórico da cidade.

Desde seu inicio, o festival tem definido o critério de seleção dos filmes dando prioridade a aquelas que promovem a identidade cultural dos países ibero-americanos, como a vida social e a cotidianidade das nações que representam com o interesse de promover a irmandade entre os povos da região.

Feitos importantes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]