Foguete Qassam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Foguete Kassam lançado da faixa de Gaza contra Israel em dezembro de 2008.

Qassam ou Kassam é o nome de um foguete de fabricação caseira, cheio de explosivos. Trata-se de um artefato utilizado essencialmente por organizações da resistência palestina, principalmente o Hamas, contra o território de Israel. Embora sejam às vezes indevidamente chamados mísseis, não são dotados de sistema de comando.

História[editar | editar código-fonte]

O foguete Qassam foi assim denominado em alusão ao braço armado do Hamas, as Brigadas Izz al-Din al-Qassam. Estas, por sua vez, foram assim chamadas em memória de Izz ad-Din al-Qassam - fundador do Mão Negra, grupo guerrilheiro ativo nos anos 1930, durante o Mandato Britânico na Palestina.

O artefato foi desenvolvido por Nidal Fat'hi Rabah Farahat e produzido sob a orientação de Adnan al-Ghoul, cognominado o "pai dos Qassam", morto pelos israelenses, em outubro de 2004.

Os foguetes Qassam foram empregados pela primeira vez contra alvos civis israelenses em outubro de 2001, mas, na ocasião, dado o seu fraco alcance, todos acabaram caindo dentro do próprio território palestino. A Faixa de Gaza, de onde parte a maior parte desses foguetes, é cercada por um muro. O foguete deve portanto ser concebido de maneira a sobrevoar a barreira e atingir seu objetivo, em Israel.

Somente em 10 de fevereiro de 2002 um deles explodiu em território israelense, pela primeira vez. Sderot, situada perto da Faixa de Gaza, foi a primeira cidade de Israel a ser atingida por esses foguetes, em 5 de março de 2002.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores de Israel, em quase sete anos - desde a sua invenção, em 2001, até fevereiro de 2008 - os foguetes Qassam causaram a morte de 14 pessoas [1] , sendo :

Dados técnicos[editar | editar código-fonte]

Até 2008, três modelos desses foguetes eram conhecidos e fabricados pelo movimento palestino Hamas.

Qassam 3 Qassam 2 Qassam 1
Comprimento(cm) 200+ 180 79
Diâmetro (cm) 17 15 6
Peso (kg) 90 32 5,5
Carga explosiva (kg) 10 5-7 0.5
Alcance máximo (km) 10 8-10 3

Fotos[editar | editar código-fonte]

Destroços de...
...foguetes Qassam.
Casa atingida por um foguete Qassam, em Sderot (abril de 2006).

Referências