Forte Liberdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fort-Liberté
Fòlibète

Fort-Liberté
—  Comuna  —
Fort-Liberté está localizado em: Haiti
Fort-Liberté
Localização de Fort-Liberté no Haiti.
19° 40' 04" N 71° 50' 23" O
País Haiti
Departamento Nordeste
Arrondissement Fort-Liberté
População (2003)
 - Total 30 110
Fuso horário UTC -5 (UTC-5)
 - Horário de verão UTC -4 (UTC-4)

Fort-Liberté (também Ville de Fort Liberté; em crioulo, Fòlibète), é uma comuna do Haiti, centro administrativo do departamento do Nordeste e sede do arrondissement de Fort-Liberté. Localiza-se na costa nordeste do Haiti, 56 quilômetros a leste do Cabo Haitiano e a oeste da República Dominicana. De acordo com o censo de 2003, sua população total é de 30.110 habitantes.1

História[editar | editar código-fonte]

Fort-Liberté é uma das mais antigas cidades de Hispaniola, foi fundada em 1578. Construída no estilo das cidades francesas, localiza-se de frente para uma baía onde pode-se visitar muitos fortes por barco, sendo o mais famoso deles o Fort-Dauphin construído em 1732.

A cidade era chamada de Bayaha pelos indígenas e espanhóis; os franceses a chamaram de Fort-Dauphin até serem expulsos em 1804, após o que a cidade recebeu o nome atual.

Depois de Henri Christophe proclamar-se Rei Henri I do Haiti em 1811, ele mudou o nome da cidade para Fort-Royal; após sua morte em 1820, ela voltou a chamar-se Fort-Liberté.

Em setembro de 1892, José Martí, um líder do movimento pela independência de Cuba e herói nacional, visitou Le Cap, Gonaïves e Fort Liberté em sua jornada para o início da guerra pela independência cubana.

Referências

  1. Institut Haïtien de Statistiques et d'Informatique (IHSI).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Haiti é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.