Fragile (álbum de Yes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fragile
Álbum de estúdio de Yes
Lançamento Reino Unido1 de Novembro de 1971
Estados Unidos4 de Janeiro de 1972
Gravação Setembro de 1971
Gênero(s) rock progressivo
rock sinfônico
Duração 41:16
Gravadora(s) Atlantic Records
Produção Yes e Eddie Offord
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Yes
Último
Último
The Yes Album
(1971)
Close to the Edge
(1972)
Próximo
Próximo


Fragile é o quarto álbum da banda britânica de rock progressivo Yes. É mais conhecido pela música "Roundabout", que foi lançada em uma versão editada na forma de single e se tornou o primeiro grande sucesso da banda. Este disco deu início a duas parcerias longas e produtivas: com o tecladista Rick Wakeman e com o artista plástico Roger Dean. Também foi o primeiro disco à alcançar o top 10 trans-atlântico.

Fragile foi lançado no Reino Unido em Novembro de 1971, mas só foi lançado na América do Norte dois meses depois devido ao sucesso de The Yes Album, ainda em evidência.

Diferente dos discos anteriores do Yes, este disco apresentava os talentos individuais dos membros da banda. Isso foi feito para poupar o tempo de gravação e lançar o disco rapidamente, já que a banda precisava de dinheiro para pagar o equipamento de Wakeman. "Cans and Brahms" é uma composição de Johannes Brahms, arranjada por Rick Wakeman; "We Have Heaven" é uma composição de Jon Anderson aonde ele canta todas as partes vocais, criando várias harmônias (ele viria a usar essa técnica novamente em seu disco solo Olias of Sunhillow); enquanto "Five Per Cent For Nothing", "The Fish" e "Mood For A Day" são de Bill Bruford, Chris Squire e Steve Howe, respectivamente. O restante das músicas são músicas de toda a banda.

Uma versão DVD-Audio foi lançada em 2002, contando com mixagens de som em Dolby Digital e DTS, entre outros extras.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Roundabout" (Jon Anderson/Steve Howe) – 8:33
  2. "Cans And Brahms" (Johannes Brahms, Arr. Rick Wakeman) – 1:38
  3. "We Have Heaven" (Jon Anderson) – 1:40
  4. "South Side Of The Sky" (Jon Anderson/Chris Squire) – 7:58
  5. "Five Per Cent For Nothing" (Bill Bruford) – 0:35
  6. "Long Distance Runaround" (Jon Anderson) – 3:30
  7. "The Fish (Schindleria praematurus)" (Chris Squire) – 2:39
  8. "Mood For A Day" (Steve Howe) – 3:00
  9. "Heart Of The Sunrise" (Jon Anderson/Chris Squire/Bill Bruford) – 11:27

Fragile foi remasterizado e relançado em 2002 com duas faixas bônus:

  1. "America" (Paul Simon) – 10:33
  2. "Roundabout" (Early Rough Mix) (Jon Anderson/Steve Howe) – 8:35

Músicos[editar | editar código-fonte]

Arte da capa[editar | editar código-fonte]

A capa foi feita por Roger Dean, e apresenta um pequeno planeta. Na contra-capa, o planeta começou a se despedaçar, e sua população está partindo em uma aeronave de madeira - um conceito que inspirou Olias of Sunhillow de Anderson, e que também inspirou o filme vindouro Floating Islands. A capa interna apresenta duas pinturas adicionais. A imagem da esquerda mostra um grupo de criaturas escondidas nas raízes de uma árvore, enquanto a da esquerda mostra um alpinista escalando uma montanha. Há também várias fotos da banda por Dean.

Produção[editar | editar código-fonte]

Gravado em Setembro de 1971 no Advision Studios em Londres, o disco é uma produção multi-canais analógica - a tecnologia disponível naquele tempo. Várias técnicas multi-pista foram usadas, como overdubs.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Rick Wakeman contribuiu para a composição de "South Side of the Sky" e "Heart of the Sunrise", adicionando interlúdios de piano em ambas, mas não foi creditado devido à problemas contratuais. Em troca, os executivos dos estúdios da Atlantic lhe prometeram mais dinheiro, que ele afirma nunca ter recebido.
  • "Heart of the Sunrise" foi usada no filme Buffalo 66, de 1998.