Francisco Marques de Sousa Viterbo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Francisco Marques de Sousa Viterbo (Porto, 29 de Dezembro de 1845Lisboa, 1910) foi um poeta, arqueólogo, historiador e jornalista português.

Sousa Viterbo

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu na freguesia de São Nicolau, filho de Henrique de Sousa, comerciante, e de Maria Marques da Nova. Destinado pelos pais à vida eclesiástica, seguiu e completou os estudos no Seminário Episcopal do Porto.

Formou-se em Medicina iniciando os seus estudos na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, e concluindo os mesmos na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Mas cedo abandonou o exercício dessa profissão para se dedicar a trabalhos históricos e arqueológicos, com os quais se notabilizou no país e no exterior. Graças ao seu trabalho, foram recuperados importantes dados biográficos de personalidades da História de Portugal como Damião de Góis e Gil Vicente, entre outros.

Foi a primeira personalidade, a nível mundial, a usar o termo «arqueologia industrial» aquando dos seus estudos sobre a moagem em Portugal como indústria existente e já em final de vida na sua forma tradicional. Conta-se ter tido mais de 165 profissões ao longo da sua vida. Cronista do, já antigo, Diário de Notícias para o qual trabalhou ao longo de quase 30 anos, escrevendo textos sobre os mais variados temas.

Obras[editar | editar código-fonte]

Entre os títulos publicados, destacam-se:

  • Arte e Artistas em Portugal
  • Contribuição para a História das Artes e Indústrias Portuguesas

As suas poesias foram publicadas em periódicos literários do Porto (Mundo Elegante, Mosaico, Porto Illustrado, Aurora, Esperança, Grinalda), de Lisboa (Boudoir) e de Coimbra (Folha, Chrysalida).

Sousa Viterbo foi ainda fundador da Associação de Jornalistas e Escritores Portugueses.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SOUSA VITERBO, Francisco Marques de. Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses (v.I). Lisboa: INCM, 1988.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.