Franz Xaver Süßmayr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Franz Xaver Süßmayr
Conhecido(a) por Ter finalizado o Requiem de Mozart.
Nascimento 22 de julho de 1766
Schwanenstadt
Morte 17 de setembro de 1803 (37 anos)
Viena
Nacionalidade Áustria Austríaco
Cidadania Austria
Ocupação Compositor

Franz Xaver Süssmayr (em alemão: Süssmayr, às vezes escrito em inglês como Suessmayr; 176617 de setembro de 1803) foi um austríaco compositor, mais conhecido por seu conclusão de Requiem de Wolfgang Amadeus Mozart.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Schwanenstadt , Alta Áustria , o filho de um sacristão e professor (que escreveu o nome Seissmayr , refletindo a pronúncia austríaca ). Sua mãe morreu quando ele tinha 6 anos, e ele saiu de casa aos 13. Ele era um estudante e cantor em um beneditino mosteiro (1779-1787) em Kremsmünster . Quando sua voz mudou, ele se tornou um membro da orquestra como violinista.

A abadia realizada óperas e Singspiele , então ele teve a oportunidade de estudar as óperas de Christoph Willibald Gluck e Antonio Salieri . Ele compôs uma série de obras de teatro e uma boa dose de música da igreja para a abadia.

Associação com o Mozart[editar | editar código-fonte]

Ele tornou-se (depois de 1787) um estudante de Salieri em Viena . Em 1791, ele ajudou Wolfgang Amadeus Mozart como um copista com La Clemenza di Tito e Die Zauberflötee se presume ter escrito as Secco recitativos no primeiro. O relacionamento deles estava perto e brincalhão, a julgar pela sobrevivência cartas para Constanze, a quem Süssmayr acompanhado de Baden .

Por muitos anos, ele também foi pensado para ter sido um aluno de Mozart, mas não há razão para pensar que a noção de uma tal relação foi inventado por Mozart esposaConstanze , a fim de legitimar a sua conclusão de Mozart Requiem (SmWV 105) carece de fontes? ] . Durante os últimos dias de Mozart, é possível que eles discutiram seu Requiem, e Süssmayr assumiu a tarefa de completar a peça após a sua morte e fê-lo, transformando-o para Constanze dentro de 100 dias da morte de Mozart. A versão de Süssmayr da pontuação ainda é o mais jogado frequentemente, embora várias versões alternativas foram escritos.

Süssmayr também compôs um rondo para Trompa (SmWV 502, K. 514) com base num projecto composta em 1791 por Mozart. A comparação entre o projecto de Mozart ea versão de Süssmayr revela que Süssmayr usado muito pouco de material de Mozart. Rondo de Süssmayr também faz uso de um cantochão melodia, e uma explicação disso é que a melodia foi copiado por Mozart quando ele estava compondo o Requiem, que mais tarde Süssmayr confundiu como material para o rondo. Ele foi incluído em uma peça montada como de Mozart Chifre Concerto No. 1 , K. (412 + 514) / 386b.

Mais tarde carreira [editar | editar código-fonte]

Em 1792, ele também se tornou o vice-director e compositor no Kärntnertortheater . Na comissão de Emanuel Schikaneder , ele compôs uma ópera vencida, Moisés oder der Auszug aus Ägypten , que estreou 4 de maio de 1792. Ele foi mais bem sucedido com Der Spiegel von Arkadien , que desempenhou em toda a Europa, em 1794, também em uma produção Schikaneder. Este sucesso levou à sua nomeação como Kapellmeister no Teatro Nacional encarregado da ópera alemã de produção.

A partir deste momento até 1800, ele foi muito bem sucedido e popular na cena musical vienense. No entanto, após esse tempo, sua saúde em declínio devido a tuberculoselevou ao declínio em sua carreira. Ele teve de pedir o diretor de teatro para encenar sua última obra, Lista und Zufall .

Seus planos de casamento não deu em nada por causa de sua morte prematura, o que ocorreu em Viena, em 1803. Assim como Mozart foi enterrado em uma cova sem marcação na St. Cemitério Marx .

Obras[editar | editar código-fonte]

Seus trabalhos incluem o seguinte:

  • Duas massas (SmWV 101-102)
  • Dois requiems (SmWV 103-104)
  • Sete Offertories (SmWV 112-115, 117-119, 123, 125, 144-145, 156)
  • A gradual (SmWV 143)
  • Salmos
  • A Magnificat
  • Hinos
  • Nicht mehr als sechs Schüsseln (SmWV 205)
  • Moisés oder der Auszug aus Ägypten (SmWV 209)
  • Der Spiegel von Arkadien (SmWV 213)
  • Lista und Zufall (SmWV 224)

Nota especial pode ser o concerto de clarinete (SmWV 501) ele provavelmente escreveu para o clarinetista de Mozart Anton Stadler , porque foi marcado para o clarinete basset. Gravações da obra por Dieter Klöcker (em Novalis ) [ 1 ] sobre "clarinete normal" e por Thea Rei (em Hyperion ) [ 2 ] em uma versão reconstruída para clarinete basset porMichael Freyhan estão disponíveis.

Ballet[editar | editar código-fonte]

  • Il noce di Benevento ( ru ) , ballet por Salvatore Viganò estreou no La Scala em 25 de abril de 1812. Deu uma inspiração para Niccolò Paganini para a criação de Le Streghe , Variações sobre um tema do ballet Il noce di Benevento (op. 8, 1813 ).

Fontes [editar | editar código-fonte]

Livros

Artigos

Gravações

  1. Ir para cima^ Franz Xaver Süssmayr, Movimento Concerto em D-major , Dieter Klöcker , Orquestra de Câmara de Inglês em Novalis 150 061 2
  2. Ir para cima^ Franz Xaver Süssmayr, Movimento Concerto em D-major , Thea Rei , Orquestra de Câmara de Inglês em Hyperion CDA66504

Edições

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um compositor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.