Freedom Call

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Freedom Call
Informação geral
Origem Nuremberg
País  Alemanha
Gênero(s) Power metal, metal sinfônico
Período em atividade 1998 - Presente
Gravadora(s) HELLION RECORDS
Integrantes Chris Bay
Dan Zimmerman
Lars Rettkowitz
Armin Donderer

Freedom Call é um banda de power metal alemã formada em 1998 pelo baterista Dan Zimmermann, do Gamma Ray.

O início[editar | editar código-fonte]

Chris Bay e Dan Zimmermann se conheceram em 1988, nessa época Dan tinha uma banda cover chamada "China White". A banda estava à procura de um novo vocalista, e Chris era perfeito para o China White, para fazer um bom trabalho na cena cover do sul da Alemanha. Desde então, Dan e Chris começaram a tocar juntos em algumas bandas cover (Lanzer, por exemplo) durante alguns anos. Mais tarde cada um acabou seguindo seu caminho, mas finalmente encontraram-se novamente.

A formação da banda[editar | editar código-fonte]

Os dois viviam querendo ter sua própria banda juntos, até que em janeiro de 1998 seu sonho se tornou realidade: Chris convidou Dan para escreverem algumas músicas juntos e, por fim, acabaram tendo idéia muito promissoras. Então eles começaram a juntar suas idéias e gravá-las. No início de 1998 Dan tinha muito tempo livre, já que o Gamma Ray fez um longo descanso e no verão tocou apenas em alguns festivais.

A combinação entre os dois era muito harmônica e, após algumas semanas, eles acabaram sua demo-tape de 6 músicas. Charlie Bauerfeind - Dan e Chris já o conheciam há alguns anos - foi escolhido para produzir as músicas juntamente com Dan e Chris. Ele escutou a demo e gostou muito das músicas. Eles mostrou a demo para algumas gravadoras e todas respostas foram positivas.

Na mesma época a banda foi completada com Ilker Ersin no baixo e Sascha Gerstner nas guitarras. Chris e Dan viram Sascha no começo de 1998 tocando em várias bandas cover no sul da Alemanha. Eles ficaram impressionados com sua técnica precisa e variada e convidaram-no imediatamente para entrar na banda. Ilker era um músico de confiança e muito empenhado. Inclusive Chris tocou com ele na banda Moon?Doc por alguns anos.

No verão de 1998 outras 5 músicas foram acabadas. No outono de 1998 contratos com gravadoras da França, Japão e Alemanha foram assinados e o Freedom Call começou a ensaiar todas músicas. Dia 2 de janeiro, um mês após o Freedom Call ter sido fundado, as gravações do seu primeiro álbum "Stairway To Fairyland" começaram e duraram dois meses e meio.

Banda formada[editar | editar código-fonte]

Dia 25 de maio a banda tocou pela primeira vez ao vivo, como banda de abertura para o Angra e o Edguy em Gênova, Itália.

O inicio do sucesso[editar | editar código-fonte]

A turnê pela França foi um grande sucesso e na votação da revista Hard Rock (da França) o Freedom Call ficou em segundo lugar na categoria revelação do ano de 1999. Durante o verão de 1999 a banda tocou sozinha em alguns shows e festivais como o Wacken or Cologne (no Pop Komm, junto com o Savatage). O resto de seu tempo a banda gastou escrevendo novas músicas.

No final de agosto o Freedom Call começou a gravar o mini LP "Taragon", contendo 5 faixas: Uma versão cover de "Dancing with tears in my eyes" da banda Ultravox, novas letras numa nova versão de "Stairway to Fairyland", a faixa bônus japonesa "Kingdom Come" e uma nova versão de "Tears of Taragon", com Biff Byford, vocalista da banda Saxon, narrando o conto de Taragon (Tale of Taragon, encontrado na primeira página do encarte de "Stairway to Fairyland") Em novembro de 1999 Freedom Call fez 17 shows na Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Suíça como banda de abertura para o Saxon, durante a turnê "Metalhead". A reação da platéia sobre a atuação do Freedom Call foi muito boa.

Logo após a turnê com o Saxon o Freedom Call preparou-se para entrar no estúdio novamente para gravar o segundo álbum, chamado "Crystal Empire". Dia 17 de dezembro de 1999 as gravações da bateria começaram em Hamburgo. Toda produção durou até metade de setembro de 2000. Houve várias paradas entre as gravações para que a banda pudesse tocar em alguns shows e festivais, como o em Fulda com o Edguy, em Bourges (França) com o Stratovarius e Rhapsody of Fire, em Pratteln (Suécia) com o Saxon, U.D.O., em Bolonha (Itália) com o Gamma Ray e o Labyrinth.

Em outubro de 2000 o Freedom Call foi convidado para ser a banda de abertura de Hammerfall e Virgin Steele em sua turnê chamada "Renegade World Crusade" em 2001, de 10 de janeiro até 28 de fevereiro.

No começo de 2001 o Freedom Call fez 40 shows por toda Europa: Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Holanda, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, Hungria, Eslováquia, Polônia e França.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

EP[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

  • Ages Of Light (2013)

Singles[editar | editar código-fonte]

Flag of Germany.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Alemanha, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.