Friedebert Tuglas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Friedebert Tuglas
Friedebert Tuglas
Ο Φρίντεμπερτ Τούγκλας
Nascimento Friedebert Mihkelson
2 de março de 1886
governadoria da Livônia
Morte 15 de abril de 1971 (85 anos)
Tallinn
Sepultamento Metsakalmistu
Cidadania Império Russo, Estónia, União Soviética
Cônjuge Elo Tuglas
Alma mater
  • Hugo Treffner Gymnasium
Ocupação tradutor, crítico literário, jornalista, historiador literário, escritor
Prêmios
Empregador(a) Universidade de Tartu
Obras destacadas Felix Ormusson, Little Illimar
Movimento estético neorromantismo, realismo literário, simbolismo

Friedebert Tuglas (Ahja, 2 de março de 1886Tallinn, 15 de abril de 1971) foi um escritor,[1] crítico e tradutor estoniano. Até 1923 ele usou o nome de Friedebert Mihkelson.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Friedebert Tuglas era filho de um carpinteiro e freqüentou a escola em Tartu. Ele participou em 1905, como social-democrata, da Revolução Russa. De 1906 até 1917 ele viveu no exílio, principalmente na Finlândia, Alemanha e Paris, antes de retornar para a Estônia.

Tuglas tornou-se um dos principais líderes da Literatura estoniana. Ele pertenceu ao grupo de movimento literário estoniano "Jovem Estônia" (Noor-Eesti, fundado em 1905). A partir de 1917 ele fez parte do Grupo Artístico Siuru. Tuglas empregou em seus dois romances (Felix Ormusson, 1915 e Väike Illimar, 1937) e em numerosos contos uma mistura de Realismo e neo-romantismo. Além disso, ele escreveu extensos relatos de viagens (Espanha, Norte da África, Noruega), críticas e pesquisas literárias bem como memórias.

Seu mais famoso conto é Popi ja Huhuu. Tuglas foi editor de inúmeras revistas de literatura estoniana como Odamees, Ilo e Tarapita. Ele foi um dos fundadores da União dos Escritores da Estônia e serviu como seu presidente em 1922 e 1925–1927.

Friedebert Tuglas foi casado com Elo Tuglas, cujos diários publicados dão uma profunda visão dos pensamentos de seu marido. Em 1970 Friedebert Tuglas instituiu um prêmio para contos, que anualmente é entregue na Estôniano, no dia 2 de março. Em Tallinn localiza-se o Museu Friedebert Tuglas (um Centro Literário).

Referências

  1. «Estonian literature». Britannica (em inglês). Consultado em 3 de março de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]