Friedrich Adler (artista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Friedrich Adler
Friedrich Adler (artista)
Nascimento 29 de abril de 1878
Laupheim
Morte 1942 (63–64 anos)
Auschwitz-Birkenau
Residência Uhlenhorst, Hamburgo
Cidadania Reich Alemão
Ocupação artista
Casa onde nasceu Friedrich Adler em Laupheim (hoje um restaurante)
Candeeiro de mesa ao estilo Art Nouveau (1900)

Friedrich Adler (Laupheim, 29 de abril de 1878 – c. 11 de julho de 1942, Auschwitz-Birkenau) foi um acadêmico, artista e designer alemão.

Representante da Art Nouveau e da Art Déco, ficou conhecido como arquiteto, designer de móveis, ceramista e, principalmente, pelos seus projetos de metalúrgica e estampagem têxtil. Mais tarde (aproximadamente a partir de 1929–1930) esboçou, enquanto um dos primeiros designers de produto e de plástico, objetos domésticos em resina fenólica e aminoplástico.

Vida [editar | editar código-fonte]

Friedrich Adler cresceu como filho de uma família judia na cidade de Laupheim. A casa, construída no estilo neorrenascentista, dá hoje lugar a um restaurante, onde se encontra o quarto de Friedrich-Adler.

Estudou de 1894 a 1898 na Escola de Artes e Ofícios de Munique. Em 1902 concluiu um ano de estudos no Centro de Estudo e Experimentação para Artes Liberais e Aplicadas (Debschitz-Schule), poucos anos antes fundada por Hermann Obrist e Wilhelm von Debschitz. Aí deu início pela primeira vez à sua atividade enquanto docente, de 1903 a 1907, dando continuidade à mesma na Escola de Artes e Ofícios em Hamburgo. Ao mesmo tempo lecionava cursos de mestrado no então Bayerischen Gewerbemuseum, de 1913 a 1910, na cidade de Nuremberga. A sua atividade em Hamburgo foi interrompida de 1914 a 1918 devido ao serviço militar na Primeira Guerra Mundial, durante a qual foi suboficial ajudante. Ao retornar a Hamburgo em 1918, foi nomeado professor. Durante esta época surgiram inúmeros avanços na Art Déco e na técnica artística. 

Depois de sua demissão (aposentadoria forçada) pelos nacional-socialistas, em 1933, ele foi obrigado a sobreviver através de trabalhos privados. Foi então que Friedrich Adler, em 1929–1930, começou a conceber objetos domésticos em resina como um dos primeiros e quase esquecidos designers de produto, entre outros, na cidade de Bebra. De 1934 a 1941 foi-lhe dada a possibilidade e dar aulas na Associação Cultural Judaica enquanto professor de artes e ofícios. Aqui deu palestras e organizou exposições. 

A 11 de julho de 1942 foi enviado para o campo de concentração de Auschwitz, onde, após ter sido visto como não qualificado para trabalhar, acabou por ser morto. 

O trabalho extraordinariamente versátil de Friedrich Adler envolve projetos de arquitetura (edifícios religiosos), escultura (ornamentos e sepulturas), janelas de vidro, móveis e arquitetura de interior, trabalhos em metal (objetos domésticos, joalharia e arte religiosa), cerâmica, têxteis (bordados, estampagem), trabalhos em madeira, marfim, serpentina e vidro folheado. Elaborou projetos para mais de 50 empresas de artesanato, entre as quais a fábrica de prataria P. Bruckmann & Söhne, na cidade de Heilbronn, a fábrica de metais para artesanato "Osiris" de Walter Scherf e a "Orion" de Georg Friedrich Schmitt, ambos em Nuremberga. 

O trabalho artístico de Friedrich Adler chegou a um vasto público a partir de 1994, com a exposição "Friedrich Adler: entre a Art Nouveau e a Art Déco", com as estações Münchner Stadtmuseum, Germanisches Nationalmuseum de Nuremberga, Grassimuseum em Leipzig, Museum für Kunst und Gewerbe em Hamburgo, Museum Zons-Burg Friedestrom, Maurice Spertus Museum of Judaica em Chicago e Galeria Estadual Schranne em Laupheim.

Distinções [editar | editar código-fonte]

  • Na sua cidade natal, Laupheim, há uma placa de bronze que faz referência à casa onde nasceu. A escola secundária da cidade (em alemão: Realschule) tem o seu nome: Friedrich-Adler-Realschule.
Pedra de tropeço em frente à escola de artes visuais em Hamburgo
  • Junto à escola de Artes Visuais em Hamburgo, antiga escola estadual de artes e ofícios, foi posta uma placa comemorativa em 1989 com o seguinte texto: "Aqui - hoje a Escola de Artes Visuais - lecionou desde 1913 (corretamente 1907!) até 1933 Friedrich Adler, nascido a 1878 em Laupheim. Em 1922 foi considerado professor. Era dotado artisticamente de várias maneiras. Foi amado de forma usual como docente. Em 1933 foi obrigado a retirar-se pelos nazistas. Ele apenas podia lecionar a estudantes judeus. A 11 de julho de 1942 foi enviado para Auschwitz." E abaixo o ditado: "...a nossa vida seria miserável se não tivéssemos a capacidade de imaginação e de fantasia." (Retirado de um artigo de Friedrich Adler do ano de 1937). 
  • Além disso, há uma Stolperstein junto à escadaria principal da Escola de Artes Visuais de Hamburgo em memória a Friedrich Adler. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]