Friedrich Reinhold Kreutzwald

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Friedrich Reinhold Kreutzwald
Friedrich Reinhold Kreutzwald
Friedrich Reinhold Kreutzwald
Nascimento 26 de dezembro de 1803
Jõepere Manor
Morte 25 de agosto de 1882 (78 anos)
Tartu
Sepultamento Cemitério Raadi
Cidadania Império Russo
Etnia Estonianos
Alma mater
Ocupação tradutor, poeta, escritor de literatura infantil, médico escritor, escritor, colecionador de contos de fadas

Friedrich Reinhold Kreutzwald (Jõepere, Virumaa, 14/26 de dezembro de 1803[1]Tartu, 13/25 de agosto de 1882) foi um médico e escritor estoniano que é considerado o pai da literatura nacional da Estônia.

Vida[editar | editar código-fonte]

Os pais de Friedrich eram servos. Seu pai trabalhou como sapateiro. Somente após a abolição da servidão dos estonianos em 1815, a família foi capaz de enviar seu filho para a escola do distrito em Rakvere. Em 1820, ele se formou na escola secundária em Tallinn e trabalhou como professor de escola primária. Em 1833, Kreutzwald graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Tartu e casou com Marie Elisabeth Saedler em 18 de agosto do mesmo ano. De 1833 a 1877, ele trabalhou como médico em Võru, Estônia. Ele foi membro de várias sociedades científicas na Europa e recebeu o título de doutor honorário de muitas universidades.

Literatura[editar | editar código-fonte]

Kreutzwald é o autor de muitos livros folclóricos moralistas, a maioria deles traduzido para o alemão: "A peste do vinho" 1840, "O Mundo e algumas coisas que se pode encontrar nele" 184849, "Reynard a raposa" 1850, "Os sábios de Gotham" 1857. Além desses trabalhos, ele escreveu epopéias nacionais baseados no folclore estoniano, "O Kalevipoeg" ('O filho de Kalev') publicou "Os antigos contos-de-fadas estonianos" (1866), coleções de versos e poemas "Lembitu", (1885), publicado após a sua morte.

Kreutzwald é considerado o autor do primeiro livro originalmente estoniano. Ele foi um dos líderes do despertar da consciência nacional estoniana, bem como um modelo de perfeição e estímulo para as gerações mais jovens de intelectuais de fala estoniana.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. 14 de dezembro de 1803 é a data de nascimento pelo antigo Calendário juliano, a data 26 de dezembro de 1803 é pelo reformado Calendário gregoriano.