Furikake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Furikake salpicado no arroz

Furikake (振り掛け / ふりかけ?) é um condimento seco da culinária do Japão[1] que deve ser colocado em cima do arroz. Ele consiste, tipicamente, de uma mistura de peixes secos e moídos, sementes de gergelim, algas picadas, açúcar, sal e glutamato monossódico. Outros ingredientes saborosos como o katsuobushi (às vezes indicado no pacote como bonito), ou okaka (flocos de bonito molhados com shoyu e secados novamente), salmão, shiso, ovos, miso em pó, vegetais etc[2] são frequentemente adicionados à mistura.

O furikake normalmente é colorido e brilhante. Ele pode ter um leve sabor de peixe ou frutos do mar e às vezes é apimentado. Ele pode ser usado na culinária japonesa para fazer conserva de alimentos para onigiri, ou bolinhos de arroz.

Fora do Japão, o furikake pode ser encontrado na maioria das mercerias orientais e na seção de comidas asiáticas de alguns grandes supermercados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Japanese Furikake (Rice Seasoning) Arquivado em 25 de agosto de 2011, no Wayback Machine.. Japanese Kitchen. Accessado em 28 de outubro de 2009 (em inglês).
  2. What is furikake? | Thyme Bombe (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.