Golden Arches

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os Arcos Dourados usado no exterior do restaurante McDonald's da Times Square.

Os Golden Arches são os famosos símbolos do McDonald's, a cadeia de hamburgueres global. Originalmente, arcos reais, que foram parte do projeto do restaurante, foram incorporados ao logo da cadeia em 1962, quando o a(c)tual logo Golden Arches parecia um "M" para "McDonald's.

História[editar | editar código-fonte]

O McDonald's em Sedona, Arizona é a única do mundo que usa arcos em turquesa. Eles não são amarelos porque a cidade achava que seria mal com as rochas vermelhas. A primeira cor McDonald oferecida para a cidade foi turquesa e a cidade aceitou.

Os arcos foram introduzidos em 1953, quando Dick e Mac McDonald estavam a construir um novo estabelecimento em Phoenix, Arizona. Arquiteto Stanley Meston projetou uma lanchonete walk-up com telhas vermelhas e brancas e um telhado inclinado distintivo, mas Dick McDonald, querendo mais apelo visual, esboçou um par de arcos estilizados amarelos, um de cada lado. Meston aceitou outras alterações, mas rejeitou os arcos; no final, o sign-maker George Dexter foi contratado para a construção dos arcos[1] . Quando visto de um ângulo, o desenho lembrava a letra M. Um sinal na frente incorporou ainda um terceiro arco amarelo, juntamente com a cadeia de caracteres da assinatura de um chef chamado Speedee.

Em 1962, visando melhorar a sua imagem, a empresa buscou um novo logotipo. Fred Turner desenhou um "V" estilizado , mas a cabeça da companhia de engenharia e design, Jim Schindler, estendeu o "V" em um "M" que se assemelha a uma loja do McDonald's vista de um ângulo, com um trapézio isósceles vermelho como "teto" que serve como fundo para letras[1] .

Eles também foram vistos de forma mais ampla, como um símbolo do capitalismo ou globalização, pois eles são uma das corporações mais proeminentes da América que se tornaram global em seu alcance (juntamente com a Coca-Cola e Nike).

Referências