Guilhermina de Sarbruque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guilhermina
Condessa de Braine
Senhora de Montagu, Neufchâtel, Pont-Arcy e de La Ferté-Gaucher
Duquesa de Bulhão
Senhora de Sedan e Florange
Guilhermina de Sarbruque
Nascimento 1492
Morte 20 de setembro de 1571 (79 anos)
  Castelo de Braine, Aisne, França
Sepultado em Abadia de Saint-Yved de Braine, Aisne, França
Cônjuge Roberto III de Mark
Descendência Roberto IV de Mark
Casa Sarbruque-Commercy
de La Marck (por casamento)
Pai Roberto II de Sarbruque-Commercy
Mãe Maria d'Amboise

Guilhermina de Sarbruque (em francês: Guillemette de Sarrebruck; 1492 — Castelo de Braine, 20 de setembro de 1571)[1] foi de jure condessa de Braine, senhora de Montagu, Neufchâtel, Pont-Arcy e de La Ferté-Gaucher. Foi Governanta dos Filhos de França, além de primeira dama de honra da rainha Maria da Escócia.

Família[editar | editar código-fonte]

Guilhermina foi a terceira filha de Roberto II de Sarbruque-Commercy, conde de Roucy e de Braine, e de Maria d'Amboise, senhora de Ricey. Os seus avós paternos eram Amé II de Sarbruque-Commercy, senhor de Commercy e Guilhermina de Luxemburgo. Os seus avós maternos eram Carlos I d'Amboise, governador da Ilha de França e Catarina de Chauvigny.

Sua tia materna era Catherine d'Amboise, uma poeta e escritora, e sua mãe, Maria, era sobrinha do cardeal Georges D'Amboise.

Ela teve três irmãos, que eram: Amé III de Sarbruque-Commercy, marido de Renata de La Marck; Catarina, condessa de Roucy e senhora de Pierrepont, esposa de Antônio de Roye, e Filipa, senhora de Lonnois, Vernisi, Montmirail e Commercy, esposa de Carlos de Silly.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No dia 1 de abril de 1510, Guilhermina casou-se com Roberto III de Mark, no Castelo de Vigny, no atual Val-d'Oise. Ele era filho de Roberto II de Mark e de Catarina de Croy.

Roberto era duque de Bulhão, senhor de Sedan e Florange, além de Marechal da França. O casal teve apenas um filho, Roberto IV de Mark.

Ela serviu como dama de companhia de três rainhas da França: Ana, Duquesa da Bretanha, Leonor da Áustria, e Catarina de Médici.

A condessa também foi a dama de honra da rainha Maria Stuart de 1559 a 1560, além de governanta dos filhos do rei Francisco I de França, e também das princesas Renata de França e Cláudia de França. [2]

Ela faleceu em 20 de setembro de 1571, por volta de 79 anos de idade, no Castelo de Braine, e foi enterrada na Abadia de Saint-Yved de Braine, em Aisne.[3]

Descendência[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Guilhermina de Sarbruque

Referências

  1. «Ancestry». ancestry.com 
  2. «Histoire Europe». histoireeurope.fr 
  3. Congar, Lecaillon e Rousseau, Pierre, Jean e Jacques (1969). Sedan et le pays sedanais, vingt siècles d’histoire. [S.l.]: Éditions F.E.R.N. pp. 133, 138, 148 e 577