Hiro Matsushita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hiro Matsushita
Hiro Matsushita
Nascimento Hiroyuki Matsushita
14 de março de 1961 (63 anos)
Nishinomiya
Residência San Clemente, Nishinomiya
Cidadania Japão
Estatura 175,2 cm
Progenitores
  • Masaharu Matsushita
Irmão(ã)(s) Masayuki Matsushita
Alma mater
  • Konan University
Ocupação piloto, empresário, piloto, executivo de negócios
Prêmios
  • Champions Classic
Assinatura

 

Hiroyuki Matsushita - em japonês: ヒロ松下 Hiro Matsushita, e em Kanji: 松下弘幸 (Kobe, 14 de março de 1961) é um ex-automobilista japonês, que correu na Fórmula Indy/CART entre 1990 e 1998. Ele é neto de Konosuke Matsushita, fundador da Matsushita Electric Industrial Co.; como resultado, ele sempre teve o patrocínio da Panasonic.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser conhecido por ter corrido na CART, Matsushita começou sua carreira pilotando motos em seu país, entre 1977 e 1979, migrando pouco tempo para as quatro rodas. Com o patrocínio da Panasonic, foi para os EUA em 1986, onde correu na Fórmula Ford. Passou também pela Fórmula Atlantic (divisão do oeste) e pela American Racing Series (futura Indy Lights).

Na Indy (futuramente CART e, em seguida, Champ Car), Matsushita debutou no GP de Long Beach, pela equipe Simon. Terminou em 19º lugar. Foi a primeira de 117 provas disputadas pelo japonês, considerado o pioneiro de seu país na categoria. Até 1998, correu pelas equipes Walker, Arciero-Wells e Payton-Coyne. Retirou-se do automobilismo de monopostos em 1998, depois de chegar em décimo-quinto na etapa do Rio de Janeiro. Matsushita se aposentou de vez das pistas após participar da prova de resistência Baja 1000, pilotando um Mitsubishi Montero.

O apelido de "King Hiro"[editar | editar código-fonte]

Matsushita ficou mundialmente conhecido por ter atrapalhado o brasileiro Emerson Fittipaldi em uma corrida da Indy (Laguna Seca, 1993). Disputando a liderança, o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis se deparou com o japonês, que vinha bastante lento em sua frente[1].

Sem pensar duas vezes, o brasileiro mergulha para fazer a ultrapassagem, mas Matsushita, sem razão aparente, fecha o Penske de Emerson, espremendo-o no muro. Por pouco, Emerson não bate, e, furioso, desabafa com o engenheiro via rádio: "F... Hiro! F... Hiro! God damn'it! F... Hiro!",

A ESPN, que cobria a prova, foi obrigada a editar o áudio para que o erro não se repetisse. O áudio mudou para "...king Hiro! ...king Hiro! God damn'it! ...king Hiro!". Foi desta maneira inusitada que Matsushita ganhou o apelido de "King Hiro" (Rei Hiro, em português)[2].

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 1991, Hiro comprou a Swift Engineering, uma empresa de engenharia de naves espaciais com sede na Califórnia.[3] Matsushita mora em San Clemente (Califórnia)[4]

Referências

  1. Você Sabia? - O piloto japonês que virou o "rei" das pistas
  2. «O rei Hiro». Consultado em 25 de junho de 2011. Arquivado do original em 13 de agosto de 2011 
  3. «インディ500のパイオニア、ヒロ松下が手がける最新ドローン». Forbesjapan (em japonês). Consultado em 4 de junho de 2021 
  4. «OCs-Wealthiest» (PDF) (em inglês). Consultado em 4 de junho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Hiro Matsushita