História da República Popular da China (1976–1989)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

China Dengista é o nome dado ao periodo após a morte de Mao Zedong e a nomeação de Hua Guofeng como Presidente do PCC até o Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989.

Em Setembro de 1976, após a morte de Mao Zedong, a República Popular da China ficou sobre o controle de Hua Guofeng, sendo o segundo líder supremo da China.[1] Hua expurgou o Bando dos Quatro e insistiu na continuação das políticas maoístas, com uma luta pelo pode ocorrendo dentro do Partido Comunista Chinês, Deng Xiaoping emergiu e comandos as reformas da economicas chinesas iniciadas por Hua[2]. Deng, no entanto, foi conservador no que diz respeito a uma ampla reforma política e, juntamente com a combinação de problemas imprevistos que resultaram das políticas de reforma econômica, o país passou por outra crise política[3], com seu principal desfecho sendo o Massacre da Praça da Paz Celestial.

Ícone de esboço Este artigo sobre História da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «Mao Tse-Tung Dies In Peking At 82; Leader Of Red China Revolution; Choice Of Successor Is Uncertain». The New York Times. 10 September 1976. Consultado em 14 May 2022  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. «Como a China passou de país pobre e rural a potência mundial em 4 décadas». BBC News Brasil. Consultado em 12 de maio de 2024 
  3. «Banco de Dados Folha - Acervo de Jornais». almanaque.folha.uol.com.br. Consultado em 12 de maio de 2024