Homeopatia veterinária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Homeopatia Veterinária é uma especialidade da medicina veterinária, usando métodos da homeopatia em animais domésticos e selvagens.

Brasil[editar | editar código-fonte]

A Homeopatia Veterinária foi oficialmente amparada pela resolução n° 625, de 16 de março de 1995, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que dispõe sobre o registro de título de especialista no âmbito dos conselhos regionais.

Na maioria dos estados brasileiros as clínicas de pequenos animais (cães e gatos) já oferecem atendimento homeopático. No campo, principalmente as fazendas certificadas para produção orgânica, utilizam amplamente os medicamentos homeopáticos e muitos zoológicos já adotam a homeopatia como recurso terapêutico.

A disciplina de Homeopatia Veterinária é oferecida nos cursos de graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e na Universidade de São Paulo (USP), no campus da capital.

O curso de pós-graduação em Homeopatia Veterinária mais antigo no Brasil é o do Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB). Este Instituto foi fundado em 1859 e já formou vários profissionais da homeopatia brasileira.

Na verdade temos notícias de uma abordagem bastante eclética da Homeopatia para animais, pelo Dr. Nilo Cairo em livro publicado, com farto índice terapêutico na década de 1940. Logo após, na Faculdade de Veterinária da atual Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), graduaram-se em medicina veterinária o Dr. Rubens Pêcego (irmão do grande médico homeopata Dr. Mário Pêcego) e a Dra. Geusa Vasconcelos, sendo estes os verdadeiros pioneiros na Homeopatia Veterinária no Brasil.

Estes dois eméritos e pioneiros Médicos Veterinários Homeopatas vieram a ser palestrantes do I Simpósio Brasileiro de Homeopatia Veterinária, organizado em 1982, pelo então ainda acadêmico formando Raymundo Araujo Filho, que veio a ser logo em seguida (1983) o primeiro Médico Veterinário Especialista pelo IHB, em curso pelo Instituto James Tyler Kent, além de ter aberto o primeiro consultório de Homeopatia para animais no Rio de Janeiro, em 1985.

Entre 1982 e 1990 foram organizados e realizados 5 Simpósios Brasileiros de Homeopatia Veterinária (UFRRJ, JBOTICABAL-Unesp, UFF, e outro no RJ). Além de algumas jornadas estaduais e participações em Encontros e Congressos de Homeopatia vários.

Como Médicos Veterinários Homeopatas que deram e dão as suas contribuições específicas para a Homeopatia Veterinária, notadamente a partir da segunda metade de 1970, podemos citar:

  • Rio de Janeiro: Dr. Raymundo Araujo Filho; Dr. Otacílio Domingos; Dr. Paulo Carrera, entre outros.
  • São Paulo - Dr. Francisco Leal(Capital); Dr. Sebastião Galiaço Prata (Campinas)

Ver também[editar | editar código-fonte]



Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.