Ormisdas I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hormisda I da Pérsia)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Outubro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Moeda de Ormisdas.

Ormisdas I, Ormisdates I ou Hormisda I foi da Pérsia, da Dinastia Sassânida, de 272 até 273. Ele sucedeu Maguses (Sapor I), reinou por um ano, e foi sucedido por Vararanes I.[1]

Era filho de Sapor I (241–272), em cujo reinado serviu como governador em Coração, e aparece em guerras contra Roma. Sabe-se muito pouco sobre o seu reinado.

Tradição persa[editar | editar código-fonte]

Na tradição persa da história de Artaxes I (rei entre 226-241), Ormisdas I aparece como filho de uma filha de Mitrak, una dinastia persa cuja família Ardasher I fez desaparecer porque os magos lhe haviam augurado que de seu sangue nasceria o restaurador do império persa. Segundo a tradição, só a filha se salvou ao ser escondida por um camponês. Sapor I a encontrou e fez dela sua mulher, tendo nascido desta relação Ormisdas I, que foi reconhecido por Ardasher.

Nesta lenda, as grandes conquistas de Sapor I foram atribuídas a Ormisdas I, ainda que na realizada só tenha reinado durante pouco mais de um ano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Chronographeion Syntomon, O novo reino dos persas Attalus.org.
Precedido por
Sapor I
Xá da Pérsia (sassânida)
272-273
Sucedido por
Vararanes I